top of page

UFPR FORTE

Em 11/08/2020 este site enviou perguntas às duas chapas concorrentes à Reitoria da Universidade Federal do Paraná, solicitando respostas até o dia 21/08/2020.

Na data aprazada, só a chapa 1 "UFPR FORTE", respondeu o nosso questionamento, o qual apresentamos a seguir, agradecendo a atenção.

Fonte: Facebook


Qual seu interesse em participar da consulta a comunidade para Reitor da UFPR?

A universidade é conduzida por reitores escolhidos pelo Presidente da República, a partir de uma lista tríplice. Essa lista é composta a partir de nomes indicados pelo Conselho Universitário, a partir de um processo de consulta à comunidade, chamado de “Eleições”.

A atual administração da UFPR protelou o chamamento da consulta, por diversas razões que não cabe aqui comentar, provavelmente por interesse em permanecer como reitores. Nós já estávamos nos organizando há algum tempo, em dezembro de 2019 haviam pelo menos mais três grupos estudando a UFPR para propor estrutura de gestão mais dinâmica e mais voltada a sociedade, do que a atual gestão.

Nós queremos devolver a UFPR para a sociedade, retomar o protagonismo em pesquisa, ensino e extensão.


Como o senhor entende a relação da Universidade com o atual governo federal?

Nosso partido é a UFPR Forte. Os integrantes de nossa equipe têm suas preferências político-partidárias, mas todos nós estamos juntos por uma UFPR mais Forte e mais participativa. Somos favoráveis à liberdade de pensamento! Qualquer que seja esse pensamento.


Como a sua chapa pretende apresentar a UFPR à comunidade paranaense?

Queremos dar mais protagonismo à UFPR, queremos alunos fazendo a diferença na sociedade. Vamos nos aproximar da bancada paranaense em Brasília para trazer mais emendas para melhorar a UFPR. Vamos nos aproximar do governo estadual, para fazer convênios que tragam oportunidade de trabalho para nossos alunos e oportunidades de pesquisa para nossos professores. Em todas as cidades onde estamos presentes, queremos estreitar nosso relacionamento com as prefeituras.

Na sua opinião, a UFPR está perdendo importância para os Curitibanos?

De forma alguma, precisamos apenas mostrar melhor tudo o que fazemos: das pesquisas aos projetos de extensão, dos diferentes cursos de graduação às oportunidades de pesquisa. Você sabia que temos uma Feira de Orgânicos quase no Bairro do Juvevê, ali no Campus Agrárias, na rua dos Funcionários?


Alguns alunos ou redes sociais de alunos da UFPR foram relacionados aos tristes episódios de quebra no início de junho no Centro Cívico. Como a sua chapa interpreta isso?

Esse episódio é lamentável. Precisamos averiguar de onde partiram os chamamentos para essa lamentável reunião de jovens, muitas vezes pouco esclarecidos quanto aos reais objetivos dessas manifestações. Naturalmente não podemos imputar responsabilidades antes de fazermos averiguação completa. Mas a polícia técnica e as modernas tecnologias de monitoramento das redes sociais permitem verificar se algum aluno da UFPR esteve envolvido nisso.


CHAPA

UFPR FORTE feita pra você e por você!!!



Comments


bottom of page