top of page

Memorial de Curitiba é palco de celebrações dos 150 anos da imigração polonesa


Foto: Cido Marques/FCC

O Memorial de Curitiba, sede do Pavilhão Étnico, foi o palco das celebrações dos 150 anos da Imigração Polonesa em Curitiba, na noite desta quinta-feira (30/9).


O lançamento de um selo dos Correios com referência a esse marco histórico e a apresentação do grupo folclórico Wisla, marcaram as comemorações, que segue ao longo do mês com outros eventos pela cidade.


Os primeiros imigrantes poloneses se instalaram no bairro Pilarzinho em 1871. Eram 34 famílias vindas da região da Silésia. Hoje, 15% dos paranaenses são descendentes de poloneses.


“Curitiba é a cidade mais polonesa do Brasil. Agradeço muito o apoio e acolhida da Fundação Cultural de Curitiba para esse evento tão significativo e de tamanha relevância”, destacou Marta Olkowska, cônsul geral em Curitiba.


Organizado pelo Núcleo Pilarzinho da Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil), contou ainda com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do embaixador da Polônia, Jakub Tadeusz Skiba; da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; do secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; da Gerente Regional de Atendimento dos Correios no Paraná, Célia Maria Budziacki, e da presidente do Núcleo Braspol do Pilarzinho, Marília Regina Manikowiski Pietruk.


“O Memorial da cidade é um local para manifestações artísticas e culturais das diversas etnias que formam Curitiba. Aqui são realizadas as apresentações do Pavilhão Étnico, portanto o espaço tem um forte significado para sediar uma celebração dessa grandeza”, afirmou Ana Cristina de Castro, presidente da FCC.


Uma missa solene na Igreja São Marcos, no Pilarzinho, aconteceu na sequência do evento do Memorial de Curitiba.


No dia 10 de outubro, às 10h, haverá uma missa na Catedral Basílica celebrada pelo arcebispo José Antonio Peruzzo, e às 14h, uma série de atrações no Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa, com execução de hinos, apresentação de grupos folclóricos, descerramento de placa e abertura de exposições.


As festividades contam com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, Câmara de Vereadores, Consulado Geral da República da Polônia, associações de cultura polonesa e entidades da Igreja Católica.

Fonte: FCC

2 visualizações0 comentário
bottom of page