top of page

venida Juscelino Kubitschek de Oliveira – Cidade Industrial de Curitiba

Inicia na Rodovia 376 e termina na Rodovia do Café


Foto: Google


Juscelino Kubitschek de Oliveira era filho de João César de Oliveira (1872-1905), que foi caixeiro viajante e também exerceu várias outras profissões, de garimpeiro a delegado de polícia e Julia Kubitschek (1873-1971) que era professora primaria. Juscelino tinha uma irmã, Maria da Conceição (Naná).


Jk, como era apelidado, foi médico, Oficial da Policia Militar Mineira e Político Brasileiro, ocupando a Presidência da República entre os anos de 1956 e 1971.


JK concluiu o curso de humanidades do Seminário de Diamantina e em 1920 mudou-se para Belo Horizonte. Em 1927, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em 1930 especializou-se em urologia em Paris. Em dezembro de 1931, casou-se com Sarah Lemos, com quem teve a filha Márcia, em 1943, e adotou Maria Estela, em 1947.


Enquanto estava na Policia Militar, participou da Revolução Constitucionalista, conheceu Benedito Valares, o mesmo foi interventor federal em 1933 e convidou JK como seu chefe de gabinete, um ano depois foi Deputado Federal, mas seu mandato foi cassado devido aos golpe do Estado Novo, retornando a medicina.


Em 1940 foi Prefeito de Belo Horizonte, nomeado por Valadares, permanecendo até outubro de 1945, em 1951 foi empossado Governador de Minas Gerias.


Em 1956, foi Presidente da República, tendo como vice João Goulart, sendo responsável pela nova Capital Federal e em seu governo o desenvolvimento econômico do País foi pujante.


Em 1961, elegeu-se Senador por Goias e tentou viabilizar sua candidatura à Presidência em 1965. No entanto, com o Golpe Militar de 1964, foi acusado pelos militares de corrupção e de ser apoiado pelos comunistas e como consequência teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos. A partir de então passou a percorrer cidades dos Estados Unidos e da Europa, em um exílio voluntário. Em março de 1967, voltou definitivamente ao Brasil e uniu-se a Carlos Lacerda e Goulart na articulação da Frente Ampla, em oposição à ditadura militar, que foi extinta pelos militares um ano depois, levando JK à prisão por um curto período. JK pretendia voltar à vida política depois de passados os dez anos da cassação de seus direitos políticos.


Em outubro de 1975, concorreu, sem sucesso, a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Em 22 de agosto de 1976, morreu em um acidente automobilístico.


Fonte: Wikipedia

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page