Começa na Rua Manoel Eufrásio e termina Rua Francisco de Paula Guimarães
Foto: YouTube
José Melquior Sarto nasceu numa família pobre. Seu local de nascimento e infância foi um Vilarejo na região de Riese, que fica ao norte da Itália.
Filho de Giovanni Battista Sarto e Margarita Sanson, José nasceu em 2 de junho de 1835.
Desde pequeno mostrou uma inteligência brilhante. Por isso, seus pais decidiram fazer um enorme esforço para que o menino conseguisse estudar.
Quando se preparava para ingressar no seminário, seu pai veio a falecer. José, então, quis deixar os estudos para ajudar em casa. No seminário, José também se destacou nos estudos de Teologia e Direito Canônico.
José Melquior Sarto, o futuro Papa Pio X foi ordenado Padre aos vinte e três anos. Por causa de sua inteligência, vida de oração, humildade e carisma, ele viveu uma ascensão rápida na Igreja. No começo da vida de Padre, foi Vice-Vigário em um Vilarejo. Em seguida, o bispo designou-o Vigário de uma grande Paróquia. Por causa de seu trabalho pastoral marcante, foi nomeado Cônego da Catedral de Treviso. Depois, foi sagrado Bispo da Diocese italiana de Mântua. Em seguida, o Papa deu a ele o título de Cardeal de Veneza. E, depois do falecimento do Papa Leão XIII, no conclave de 1903, Dom José Melquior Sarto foi eleito Papa. Aceitou a missão e escolheu o nome de Pio X.
O lema de seu pontificado surpreendeu o mundo: "Restaurar as coisas em Cristo". Este lema foi bastante sentido através de uma vigilante atenção dada à vida interior da Igreja. Além disso, Pio X promoveu renovações na Igreja, como criar bibliotecas e reformar os seminários.
Renovou também a música sacra, pela qual nutria grande amor. Outra reforma importante do Papa Pio X foi a do breviário, o livro de orações que os clérigos utilizam para rezar o ano inteiro.
Grande devoto da Eucaristia, São Pio X permitiu que os fiéis tivessem a grande graça de poderem receber a comunhão diariamente. Ele também autorizou que as crianças acima de sete anos pudessem receber a primeira comunhão. Sob seu governo, o ensino do catecismo passou a ser ministrado em todas as paróquias, para fiéis de todas as idades, pois ele percebia que os católicos precisavam conhecer melhor a fé que professam. Essas reformas trouxeram importantes mudanças para a Igreja.
Ele anteviu a Primeira Guerra Mundial e isso lhe causou muito sofrimento. Sofreu pelas perdas que a humanidade sofreria e pela impotência de, mesmo como Papa, não poder fazer nada para evita-la.
Fonte: Wikipédia
Commenti