Inicia na Rua Barão de Guaraúna e termina na Avenida Nossa Senhora da Luz
Simon José Antonio de la Santíssima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco nasceu na cidade de Caracas em 24 de julho de 1783, , filho de Juan Vicente Bolívar y Ponte-Andrade e de Maria de la Concepción Palácios de Aguirre y Ariztía-Sojo y Blanco. Foi criado pelo avô materno, depois da morte dos pais e depois que o avô faleceu foi criado pelo tio Carlos Palácios. Aos doze anos, Simón fugiu da casa do tio para a casa da irmã deste, Maria Antônia, em consequência de seus atos, passou alguns meses na casa do pedagogo Simon Rodrigues, em 1797 ingressou como cadete no Batalhão de Milícias de Blancos de los Valles de Aragua.
Foi militar, líder político. Figura chave para a descolonização nas guerras da independência da América Espanhola.
Em 1799 foi para a Espanha, para aprofundar seus estudos, (História, Literatura, Matemática e aprendeu a língua francesa). Casou-se com María Teresa Rodríguez del Toro y Alaysa (26 de maio de 1802).
Após triunfar sobre a Monarquia Espanhola, Bolívar participou da fundação da primeira união de nações independentes na América Latina, nomeada Grã-Colômbia, da qual foi Presidente de 1819 a 1830.
Liderou, por curto tempo, a Bolívia, Equador, Colômbia, Paranamá, Peru e Venezuela.
Em meados de 1806, Bolívar tomou conhecimento dos primeiros movimentos em favor da independência da Venezuela.
Em janeiro de 1807, foi para Charleston nos Estados Unidos, vindo a visitar diversas cidades naquele país. Retornou para a Venezuela ainda em 1807 e, quando Napoleão Bonaparte tornou seu irmão José Bonaparte rei de Espanha e das suas colónias em 1808, passou a participar nas Juntas de resistência na América Espanhola.
A Junta de Caracas declarou a independência em 1810, e Bolívar foi enviado para a Inglaterra numa missão diplomática. Em 1813, liderou a invasão da Venezuela, entrando em Mérida em 23 de maio, sendo proclamado El Libertador.
Em 1816, concedida essa ajuda, Bolívar regressou ao combate, desembarcando na Venezuela e capturando Angostura (atual Ciudad Bolívar).
Em 1826, Bolívar tentou promover uma integração continental ao convocar o Congresso do Panamá. Compareceram apenas os representantes dos governos do México, da Federação Centro-Americana, da Grã-Colômbia (Colômbia, Equador e Venezuela) e do Peru. Era o princípio das Conferências Pan-americanas.
Em 17 de dezembro de 1830, com a idade de quarenta e sete anos, Simón Bolívar morreu após uma batalha dolorosa contra a tuberculose na Quinta de San Pedro Alejandrino em Santa Marta, Grande Colômbia (atual Colômbia).
Em seu leito de morte, Bolívar pediu ao seu ajudante-de-campo, o general Daniel F. O'Leary, que queimasse o extenso arquivo remanescente de seus escritos, cartas e discursos. O'Leary desobedeceu a ordem e os seus escritos sobreviveram, proporcionando aos historiadores uma vasta riqueza de informações sobre o pensamento e a filosofia liberais de Bolívar, bem como detalhes de sua vida pessoal.
Fonte: Wikipedia
Comments