Inicia na Rua Mauá e termina na Rua Ivo Leão
Zamenhof nasceu na cidade de Bialystok, na data de 15 de dezembro de 1859, na época pertencente ao Império Russo, mas atualmente pertence à Polônia.
Na época, falavam-se várias línguas em sua cidade natal, gerando muitas dificuldades de compreensão entre as diversas culturas. Isto motivou Zamenhof a buscar uma solução para o problema, e durante anos, foi desenvolvendo o esperanto em um processo longo e trabalhoso.
Zamenhof tinha 17-18 anos e ainda estava no ginásio quando preparava a versão inicial do Esperanto. Em 1878, essa primeira versão ficou pronta. Ela se chamava "Lingwe universala".
No dia 17 de dezembro daquele ano, Zamenhof apresentou aos seus colegas de classe o seu projeto inicial. Segundo o que o próprio Zamenhof contaria anos depois, ele e seus amigos cantaram em comemoração uma música de uma única estrofe (Malamikete de las nacjes).
Continuou com os seus esforços apesar de, no ano de 1879, ter surgido o Volapuk - projeto de lingua internacional criado por Johann Martin Scleyer, que encolheu depois do lançamento do Esperanto. Zamenhof havia aprendido o Volapuk, mas os defeitos dessa lingua o motivaram a prosseguir com os seus planos.
Os poucos fragmentos que restam atestam a existência de novas versões finalizadas em 1881 e 1885.
Finalmente, no ano 1887, e com a ajuda econômica de sua esposa, Klara, publicou um pequeno manual intitulado Internacional Lingvo ("Língua Internacional", em Esperanto) com pseudônimo de Doutor Esperanto, palavra que acabou por se converter no nome de sua criação.
Zamenhof utilizou tal pseudônimo na publicação do primeiro livro de esperanto em 1887, pois temia retaliações do governo russo contra seu projeto. Sua origem remete à profissão e à esperança de Zamenhof ao lançar a língua para o mundo, visto que "esperanto", em esperanto, significa "aquele que tem esperança".
Zamenhof morreu em Varsovia em 14 de abril de 1917.
Fonte: Wikipedia
Comments