Rio Juvevê ganha novas galerias reservatório
- Jornal do Juvevê
- 27 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
“É um investimento importante que busca solucionar um problema crônico de bairros da região central de Curitiba. As novas estruturas de contenção irão minimizar os riscos de enchentes”, apontou Rodrigo Rodrigues.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Avançam os serviços de macrodrenagem do programa Curitiba Contra Cheias que tornarão os bairros Alto da XV, Cristo Rei, Juvevê e Hugo Lange mais resistentes para suportar os efeitos das fortes chuvas.
Outra galeria reservatório de 156 metros está sendo construída sob a Rua do Herval. Cerca de 60 metros da nova estrutura de contenção do Rio Juvevê já estão prontos. O trabalho se estende pelo trecho entre as ruas Atílio Bório e Zeila Moura dos Santos.
A terceira galeria reservatório será feita sob a Rua João Américo de Oliveira. As obras serão iniciadas após a relocação de postes da rede de energia elétrica e, para que isso seja feito, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) deve autorizar e orientar a realização do serviço.
Quando estiverem prontas, as galerias reservatório terão a função de armazenar temporariamente a água da chuva que reforça o caudal do Rio Juvevê, controlando a velocidade da sua vazão até que o temporal diminua.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a previsão de término dos serviços é para o último trimestre deste ano.
Compensação ambiental
Para executar o trabalho nas ruas Camões e João Américo de Oliveira, será necessário que 79 árvores sejam retiradas desses dois locais de obra. O pedido de autorização foi devidamente encaminhado para análise da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que permitiu o corte das árvores e, ato contínuo, determinou que seja realizada a compensação ambiental.
Para as 40 árvores sacadas da Rua Camões e as outras 39 que sairão da Rua João Américo de Oliveira, serão plantadas 158 mudas de espécies da flora nativa na região vizinha da intervenção de macrodrenagem no Rio Juvevê.
Etapa da obra concluída
Uma das etapas da obra de contenção de enchentes nos bairros Alto da XV e Cristo Rei já foi concluída. Na Rua Dias da Rocha Filho, no trecho entre as ruas Schiller e Padre Germano Mayer, foi construída uma nova e mais robusta galeria de águas pluviais.
No prolongamento da Rua Dias da Rocha Filho e sob a Rua Padre Germano Mayer e a linha férrea foi implantado o chamado “Tunnel Liner”, que é uma estrutura tubular de aço corrugado que irá canalizar a água da chuva. A tubulação tem a extensão de 400 metros e irá compor o sistema somado às três galerias reservatório que garantirá à região menos vulnerabilidade a alagamentos.
Investimento
A partir de um esforço integrado, a Prefeitura de Curitiba conseguiu a liberação de R$ 13,5 milhões junto ao governo federal para execução de obras contra enchentes na bacia do Rio Juvevê, afluente do Rio Belém.
“Faremos acumuladores de vazão de cheia para acabar com o problema na região do Cristo Rei e Alto da XV, onde os rios correm em galerias subterrâneas”, explica o prefeito Rafael Greca.
O investimento será feito na construção de três galerias celulares no Rio Juvevê com as ruas João Américo de Oliveira, Camões e Herval, cujos projetos já foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e tiveram a Síntese de Projeto Aprovado (SPA) homologada pelo Ministério das Cidades, na semana passada.
Os recursos, a fundo perdido do Orçamento Geral da União (OGU), integram o PAC Gestão de Riscos e Resposta a Desastres e estavam parados em Brasília até o ano passado quando os projetos foram retomados, a partir da interlocução do prefeito Rafael Greca no Ministério das Cidades e da organização de uma força-tarefa de técnicos do município para a atualização de processos referentes aos projetos de drenagem com recursos da União.
Fonte: PMC
Comments