top of page

RENÉ DESCARTES

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.


Foto: Google

René Descartes nasceu em 31 de Março de 1596 em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris (hoje Descarte).

Sua mãe, Jeanne Brochard (1566 - 1597) morreu quando ele tinha um ano. Com oito anos, ingressou no colégio Jesuíta Royal Henry-Le-Grand, em La Fleche.

No seu "Discurso sobre métodos", declara a sua decepção, não com o ensino da escola em si, mas com a tradições escolásticas, cujos conteúdos considerava confusos, obscuros e nada práticos. Em carta a Mersenne, diz que "os Conimbres são longos, sendo bom que fossem mais breves (crítica já então corrente, mesmo nas escolas da Companhia de Jesus). Descartes esteve em La Flèche por cerca de nove anos (1606-1615)

Prosseguiu depois seus estudos, graduando-se em direito, em 1616, pela Universidade de Poitiers.

No entanto, ele nunca exerceu o direito, e em 1618 foi para a Holanda, alistando-se no exército do príncipe Mauricio de Nassau com a intenção de seguir carreira militar.

Conheceu então Issac Beeckman, que o influenciou fortemente, e compôs um pequeno tratado sobre música intitulado Compendium Musicae (Compêndio de Música).

Em 1619, viajou para a Alemanha onde, segundo a tradição, em dia 10 de novembro, teve uma visão oniúnrica de um novo sistema matemático e científico. No mesmo ano, viajou a Dinamarca e Polônia. Em 1622 retornou à França, passando os anos seguintes em Paris.

Em 1629, começou a redigir o "Tratado do Mundo", uma obra de física na qual aborda a sua tese sobre o heliocentrismo. Porém, em 1633, quando Galileu é condenado pela Inquisição, Descartes abandona seus planos de publicá-lo.

Em 1643, o cartesianismo é condenado pela Universidade de Utrecht. Ele inicia a sua longa correspondência com a princesa Isabel (1618-1680), filha mais velha de Frederico V e de Isabel da Boémia. A correspondência deverá durar sete anos, até a morte do filósofo, em 1650.

Fonte: Wikipédia


4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page