Projeto de Lei pode criar Programa Ambulatorial de Fisioterapia Respiratória
- Jornal do Juvevê
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

Muito se fala em legado da pandemia. Mas ainda se sabe pouco sobre o que realmente levaremos adiante depois que esse momento nebuloso passar. Talvez os cuidados com a higiene, a importância das relações, a valorização dos profissionais prestadores de serviço, e o mundo diferente onde o trabalho em casa se tornou uma realidade. O número de mortes jamais será esquecido, e quem sobreviveu, vai levar na sua história a vitória.
Segundo o site covid.saude.gov.br, na terça-feira, dia 10 de agosto, o numero de mortes passou de 564 mil, e o de recuperados chegou perto de 19 milhões de pessoas. Apesar de vitoriosos, muitos dos recuperados ficaram com sequelas. E nem sempre o Sistema Único de Saúde consegue atender as necessidades desses pacientes.
De acordo com alguns dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos curados da Covid-19 continuam com algum tipo de sintoma. Com o objetivo de garantir a recuperação completa destes pacientes, foi protocolado na Câmara de Vereadores de Curitiba o Projeto de Lei que cria o Programa Ambulatorial de Fisioterapia Respiratória dos pacientes pós-Covid. O projeto é de autoria do vereador Jornalista Márcio Barros. Segundo ele, a proposta é que seja garantido o atendimento aos pacientes com profissionais de fisioterapia. “Vencer a doença é uma alegria, mas para que seja completa, a pessoa precisa ter qualidade de vida para conseguir retomar as suas atividades. Somente assim realmente retomaremos a vida normal”, explicou o vereador.
Para a fisioterapeuta e mestre em bioengenharia Tatiana Cidral, é fundamental que esses pacientes tenham atendimento adequado, e de certa forma, diferenciado.“ Esse volume no número de atendimentos se dá , obviamente , por conta da pandemia, ( que ainda estamos vivendo ) . Quando se diz que “ a pessoa venceu o Covid “ , nem sempre se leva em consideração que esta doença deixa sequelas e que após vencer o vírus existe uma nova batalha para se recuperar dos danos causados por ela “explicou.
Na semana passada o projeto da Xepa da vacina, de autoria do mesmo parlamentar, foi sancionado pelo prefeito Rafael Greca e já está em vigor. Márcio Barros também é autor do Projeto de Lei que combate o ‘Somellier da Vacina”.
Mandato Márcio Barros
Para mais informações e entrevistas
33504712 - 992319575
Comments