Foto: SMCS/Pedro Ribas
O prefeito Rafael Greca recebeu na tarde desta terça-feira (14/7), no Salão Brasil, no Palácio 29 de Março, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Péricles de Matos, a presidente da Cruzada Social Cosme e Damião, Eliane de Matos, e a tesoureira da entidade, Cristina Betes. A Cruzada está em busca de um espaço para a realização de suas atividades de assistência social para os policiais militares.
Greca sugeriu um imóvel histórico que pertence ao Município e fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti (próximo ao cruzamento com a Rua Duque de Caxias), no bairro São Francisco.
Ao coronel Péricles e às representantes da Cruzada, ele apresentou a planta do imóvel e propôs que elas visitem a unidade de interesse de preservação para avaliação. “Para a cidade será valioso, porque é um imóvel histórico”, disse Greca.
O prefeito lembrou que ele e a primeira-dama Margarita Sansone conhecem o trabalho da Cruzada Cosme e Damião desde quando o casal participava da Festa de São Francisco, junto à Igreja da Ordem.
Criada em 1962, a Cruzada Cosme e Damião conta com o trabalho voluntário de mulheres, esposas de policiais militares. A entidade assistencial apoia as famílias dos policiais de todo o Paraná com atividades e campanhas, dando atenção especial aos que mais precisam.
Um grupo de 60 mulheres dedica-se à confecção de kits de maternidade para auxiliar as famílias de soldados e cabos que mais precisam. Em 2019 foram atendidos mais de 1.000 policiais.
Atualmente, a instituição funciona num imóvel localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Rebouças. A presidente Eliane de Matos relatou ao prefeito que o imóvel precisará ser desocupado para a instalação de um museu da Polícia Militar.
Kommentare