top of page

Prefeitura fornece kits de alimentação escolar até 24 de setembro

“É fornecido um kit por estudante. As retiradas são organizadas pelas equipes das unidades dentro das normas sanitárias necessárias na pandemia, com distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.


Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Começou nesta segunda-feira (13/9), o fornecimento dos kits suplementares de alimentação escolar às famílias das 140 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino. As entregas começaram pelas regionais Boa Vista e Santa Felicidade e seguem até 24 de setembro, conforme cronograma por regionais e por grupos (A e B).


Com a volta do formato híbrido, os kits continuam atendendo todos os matriculados, entregues durante um período maior, pois agora são dois públicos diferentes: os grupos A e B do formato híbrido e os estudantes do formato exclusivamente remoto.

Quem optou pelo formato híbrido receberá a alimentação na escola, durante as aulas presenciais, e o kit suplementar, retirado pelos familiares, para o período em que acompanhará as videoaulas em casa.


O fornecimento tem como objetivo suprir as necessidades nutricionais das crianças e estudantes enquanto durar a pandemia e incluem arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, frutas, legumes e tubérculos (os hortifrútis variam conforme a estação).


As famílias já receberam, desde o início da pandemia da covid-19, no ano passado, cerca de 1,6 milhão de kits.

Além dos alimentos, são entregues os kits pedagógicos, compostos de diversas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores das unidades a partir das videoaulas, são retirados quinzenalmente nas unidades pelas famílias. Desde o início da pandemia, mais de 2,5 milhões de kits pedagógicos já foram entregues.


Comida nutritiva

No Vista Alegre, na Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow, começou a organização para o fornecimento dos kits cedinho: a partir das 7 horas, antes da chegada dos estudantes para as aulas, a equipe da unidade recebeu os alimentos e os acomodou a quadra coberta.


“Hoje os pais retiram 200 kits e, na semana que vem, o segundo grupo retira mais 200. Optamos por fazer a entrega na quadra por ser mais arejado e facilita o distanciamento”, explica a diretora da escola, Graciela Aparecida Gomes


Na Escola Municipal Theodoro De Bona, no Santa Cândida, os familiares dos 187 dos estudantes de 1º a 5º ano – Grupo A retirarem os kits de suplementação alimentar. Na próxima segunda-feira (20/9), é a vez dos familiares do Grupo B.


A costureira Mariza Carla Gonçalves, 43 anos, conta que a filha está muito animada com o retorno às aulas presenciais no 3º ano e os alimentos contribuem para assegurar a qualidade do que vai no prato da curitibinha. “Com o preço da comida subindo do jeito que está, vale contar com todo apoio possível”, diz Mariza


Retirada dos kits

Até dia 24 de setembro, as famílias poderão retirar os kits no dia programado na própria unidade de ensino em que a criança está matriculada, conforme o cronograma por regionais (abaixo), no período das 10h às 17h.


Têm direito à alimentação escolar todas as famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba - escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.


Neste último caso, apenas para as crianças que entram em vagas ofertadas pela Prefeitura. O fornecimento aos CEIs ocorrerá entre 24 e 30/9, segundo cronograma de cada unidade.


Fonte: PMC

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page