top of page

PLANTAS AROMÁTICAS E CONDIMENTARES


ree

Foto: Google


AÇAFRÃO DA TERRA- (Curcuma longa)

Origem

O açafrão da terra e conhecido, também, como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Da sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria homónima, utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos. O açafrão da terra ou cúrcuma é uma planta originária da Ásia (Índia, Indonésia), de onde se disseminou para outras regiões do planeta, foi introduzida no Brasil na época colonial durante a expansão quinhentista de Portugal e cultivada em vários estados brasileiros. O termo cúrcuma é derivado de kurkum, designação persa para o açafrão, existem cinco variedades de açafrão: Bengala, Bombaim, China, Madras e Malabar.


A raiz do açafrão da terra em sendo utilizada há mais de 4000 anos no Oriente Médio e na Ásia, tanto na Medicina Ayurvedica como na Medicina Tradicional Chinesa, como um potente fitoterápico.


Não deve ser confundido com a especiaria extraída das flores de Crocus sativus, chamada somente de açafrão.


Propriedades:

A sua composição química varia com o segmento da planta e depende do local onde é feito o cultivo, a coloração amarela das raízes do açafrão da terra é devida à presença de carotenoides. Outras substâncias importantes são: curcuminoides (próximas aos polifenóis, com atividade antioxi-dante), curcumina (3 a 5% do açafrão), flavonoi-des (rutina, luteolina, quercetina e hesperidina) e bioflavonoides (atividade antioxidante) e antocianinas.


O açafrão terra contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames, é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro, conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo de glicose. O açafrão da terra se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer, e também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.


Pâmela Miguel, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional de São Paulo, destaca que açafrão da terra ou cúrcuma (como também é bastante conhecido) possui um grande número de compostos com ações benéficas ao organismo, porém é a curcumina, um flavonoide, seu principal componente. “A curcumina é a responsável pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”, explica a nutricionista

· O açafrão da terra não deve ser utilizado por pessoas que possuem cálculos na vesícula, pois ela aumenta contrações biliares.

· Gestantes e lactantes também devem utilizá-la somente com orientação médica ou nutricional, pois ela pode estimular contrações uterinas”, acrescenta a nutricionista.

· O açafrão da terra tem uma toxicidade baixa, porém, consumos exagerados (acima de 10g por dia) podem causar sintomas, como náusea, desconforto gástrico, dermatite”, orienta Pâmela

Ao comprar o açafrão-da-terra em lojas de produto naturais e bom verificar a validade, porque quanto mais fresco, mais rico em polifenois.


Plantio:

O açafrão da terra também é conhecido pelos seguintes nomes populares: açafrão, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, falso-açafrão, gengibre-dourado, gengibre-amarelo, batatinha-amarela, cúrcuma, mangarataia, turmérico, turmerique e cúrcuma. O termo cúrcuma é derivado de kurkum, designação persa para o açafrão. Existem cinco variedades de açafrão: Bengala, Bombaim, China, Madras e Malabar. O açafrão da terra é uma herbácea com caule do tipo rizoma, ramificado, formado pelo rizoma principal ou central, de formato ovoide, e o secundário com forma alongada conhecida popularmente por dedo. Os rizomas, quando maduros, apresentam coloração interna ama-relo-alaranjado ou vermelho-alaranjado e coloração externa de acinzentada a ligeiramente verde. Em condições adequadas de solo e clima a planta atinge altura de 1,0-1,5 m. O açafrão da terra é uma planta de clima tropical úmido, desenvolve-se melhor em temperaturas de 20º a 30ºC. Pode ser cultivado até 1.500 m de altitude e necessita de pelo menos 1.500 mm de água por ano. O plantio é realizado no início do período chuvoso, a colheita ocorre entre junho e agosto.


Os países produtores e exportadores de açafrão da terra destacam-se: Índia, Paquistão, Taiwan e Jamaica. Os países que mais importam são Irã, Estados Unidos e Japão. No Brasil, o estado de Goiás é o maior produtor de açafrão da terra, com destaque para o município de Mara Rosa, o maior produtor de açafrão no Brasil. A cultura do açafrão tem função social importante, geralmente é feita por pequenos produtores com utilização, principalmente, de mão de obra familiar

Curiosidades:

Os extratos de cúrcuma são usados em conservas, bebidas, manteiga, sorvetes, queijos e doces. A curcumina purificada é um corante sem aroma e tem sido usado como substituto do corante artificial tartrazina em muitos produtos alimentícios industrializados. E utilizada na tecelagem, como agente de tingimento, e na indústria de aromas e fragrâncias, para formulação de perfumes e incensos. Além disso, tem uso medicinal como anti-inflamatório, antiartrítico, cicatrizante, corretivo de disfunção biliar, diurético e antidiarreico.


Eva Aparecida Dias

Bióloga / SEED – Secretaria de Estado da Educação /PR


https://saude.abril.com.br/alimentacao/todo-o-poder-da-curcuma-acafrao-da-terra-na-cozinha/

https://www.tuasaude.com/acafrao/

https://www.dicasdemulher.com.br/acafrao/

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/210884/1/CLV19044.pdf

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18799-acafrao-da-terra

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/210884/1/CLV19044.pdf

https://www.dicasdemulher.com.br/acafrao/

https://www.tuasaude.com/curcuma/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782000000100028

https://www.portalsaofrancisco.com.br/bem-estar/curcuma

https://www.biologianet.com/biodiversidade/curcuma.htm





Comentários


bottom of page