top of page

Perguntas para um filósofo de nosso tempo

O filósofo Severiano, Dr.h.c, a pedidos do Prof. Fernando Gabriel Harmuch do Colégio Estadual do Campo Rio Barbosa respondeu algumas perguntas dos alunos. Confira a matéria abaixo:

Porque ser filósofo não é uma profissão? Filósofo Severiano: A filosofia não é uma escolha consciente. Eu não escolho ser filósofo como escolho ser médico, advogado ou engenheiro, etc. Então, não posso considerá-la minha profissão, mas, sim, uma sina inegociável que sempre me acompanhou. Quando abro meus olhos, todos os dias, depois de uma boa ou uma má noite de sono me pergunto: o que estou fazendo aqui? Você pode então perguntar-se: qual a sua profissão? Eu não tenho profissão, já me angustio suficientemente para me maravilhar com a sedução da filosofia.

Por qual razão o professor decidiu ser filósofo? Filósofo Severiano: Será que precisamos buscar razão em tudo? Antes da razão entrar em minha vida a filosofia já estava lá. Eu não decidi nada, só percebi a presença da reflexão filosófica em mim.

Porque escolher a filosofia como forma de vida? Filósofo Severiano: Para ficar sem dinheiro! Para ser ninguém! Juro que tentei responder! Vou tentar outra vez: e, a vida tem forma?

O homem controla seu destino através de suas ações? Filósofo Severiano: O homem não controla absolutamente nada. Destino? Que destino? Tente controlar seu intestino para ver o que irá acontecer!

Porque você se interessou pela filosofia? Filósofo Severiano: Acho que foi ela que se interessou por mim! Vou tentar outra vez: para aprender a amar. Ficou melhor?

Quais são suas expectativas em relação aos alunos ou quem te ouve? Filósofo Severiano: Nenhuma expectativa. Está bem, eu vou tentar outra vez: me escuteeemmmmm por favorrrrr!

Qual a sua definição da palavra liberdade? Filósofo Severiano: Amor.

Qual a importância do perguntar para a formação do ser humano? Filósofo Severiano: Reconhecer sua própria ignorância diante da imensidão do real.

Quais são os principais problemas da filosofia? Filósofo Severiano: A sua própria definição e o ser humano que pensa que a definiu. Portanto, o principal problema da filosofia é o filósofo.

Qual a parte mais difícil de ser filósofo? Filósofo Severiano: Não ter dinheiro. Vou tentar outra vez: Amar!

O que te levou a seguir a carreira de filósofo? Filósofo Severiano: As estrelinhas do cosmos.

O que você mais admira na filosofia? Filósofo Severiano: A capacidade de propor perguntas sem solução. Não me interesso por perguntas que tenham solução. Tipo: 2+2=4 isto é uma chatice!

Quais são seus filósofos favoritos? Filósofo Severiano: Os moradores de rua.

Qual a melhor parte de se ser um filósofo? Filósofo Severiano: Não precisar trabalhar! Vou tentar outra vez: ter dor de cabeça? Vou tentar outra vez: fumar cachimbo! Agora acertei!

Como é ser um filósofo? O que te fez escolher essa profissão? Filósofo Severiano: ser um filósofo é andar com um olho no telescópio, outro no microscópio e outro para dentro de si. Como já havia dito, não é uma escolha e tampouco uma profissão.

O que é necessário para alguém considerar-se ou ser considerado um filósofo? Filósofo Severiano: estar bem longe da universidade! Vou tentar outra vez: Não é necessário nada. Se você se diz filósofo por um ato de coragem, está tudo certo!

Qual sua visão perante o cristianismo e filosofia atuando em conjunto? Filósofo Severiano: Penso que o pensamento cristão não teria ampla divulgação sem os conceitos filosóficos e todas suas implicações. Veja por exemplo: Tomás de Aquino e Santo Agostinho, são portentosos pensadores. No entanto, é importante advertir que a filosofia não é o pensamento cristão. Existe todo um mundo a ser explorado.

Qual a maior dificuldade no período em que você cursava filosofia? Filósofo Severiano: Ter liberdade! Fazer uma prova sobre conceitos da filosofia grega por exemplo, beira a destruição do que é a filosofia. O estudante de filosofia precisa sentir o frescor da liberdade do pensar.

Aquilo que acreditamos define quem somos? Filósofo Severiano: Quem somos define o que acreditamos. Cuidado: chegue sozinho em suas conclusões! Você diz quem você é! (Essa resposta ficou parecido com aqueles coatings). Vou tentar melhorar: Pense e repense a sua existência, chegue a conclusões e assume as implicações das suas conclusões. Assim, o Ser vem antes do acreditar. Uma dica: cuidado com as crenças petrificadas. Sempre repense suas crenças.

A curiosidade conduz ao conhecimento? Filósofo Severiano: Sim! E a crença mata-o!

É mais importante o processo ou o resultado? Filósofo Severiano: Nem um dos dois! O mais importante é gozar! Vou melhorar: o mais importante é a estética do conhecimento. Procure apurar seu olhar estético para além do processo e do resultado. Pergunte-se: meu pensamento é belo?

A nossa felicidade depende de nós? Filósofo Severiano: Não! Nada depende de nós. Nós não temos controle sobre nada. É simples: seja feliz!

Por que temos medo de perder algo que estamos habituados? Filósofo Severiano: O hábito gera uma falsa sensação de controle e segurança. Então, perder o hábito significa percorrer o caminho do incerto. No entanto, é no caminho do incerto que a liberdade mora.

Qual a origem do medo? Filósofo Severiano: O bicho papão! Vou tentar melhorar: a origem do medo está na falta de conhecimento acerca do que se observa. Por isso: conhecer é sobreviver!

Se pensarmos antes nossas ações serão melhores? Filósofo Severiano: Isto é impossível. O cérebro primeiro se enche de bioquímica para que nós, ou fujamos ou lutamos, depois disso é que o pensamento surge. Ou seja, primeiro agimos e depois pensamos sobre nossas ações. Hipoteticamente se nossa biologia nos desse a possibilidade de pensar antes de agir, poderíamos não nos autodestruirmos.

Qual o verdadeiro significado do amor? Filósofo Severiano: Em termos biológicos: criar o altruísmo em nossa espécie. Em termos filosóficos: atingir o mais alto nível da estética do viver.

É possível amar e odiar alguém ao mesmo tempo? Filósofo Severiano: É impossível. Quando amamos o ódio é uma palavra que inexiste. O amor deve ser inequívoco.

Faz sentido tentar mudar o mundo? Filósofo Severiano: Não temos todo este poder. Só podemos mudar a nós mesmos e isto já dará muito trabalho. Desta forma, o mundo ficará um pouco mais suportável.

Damos mais importância a aparência ou a realidade? Filósofo Severiano: Não há importância alguma para a aparência, pois, a aparência é a realidade que cria.

Quando devemos desistir? Filósofo Severiano: Nunca! A vida é maior que toda a vontade de desistir. Assim, seria um desperdício energético desistir.

Quando realmente amamos uma pessoa é possível deixar de amá-la? Filósofo Severiano: Não! O amor é raro!

Qual o questionamento mais debatido por um filósofo em relação à pandemia do covid-19? Filósofo Severiano: Por este filósofo aqui é: a tentativa de resposta da pergunta: como chegamos ao penhasco da autodestruição?

A rede social pode ser prejudicial para as pessoas em época de pandemia, qual é o seu pensar sobre isso? Filósofo Severiano: A rede social não é prejudicial, mas, sim um evento técnico-científico magnífico. Um grandioso progresso da comunicação. A tendência de grandes eventos científicos que promovem progresso é a aparente refutação, séculos depois conseguimos entender sua magnitude. Vejo o advento da internet exatamente desta forma.

Será que essa comunicação pode prejudicar o convívio real entre pessoas alavancando a desigualdade? Filósofo Severiano: Não! Essa comunicação ajuda o convívio. O que provoca a desigualdade é o capital!

O outro é um limite a minha liberdade? Filósofo Severiano: Não há limites para a liberdade. Se houver, não existe liberdade.

Perguntas filosóficas podem ter respostas empíricas? Filósofo Severiano: Sim, no entanto será uma resposta particular sobre a questão respondida. Sempre respondemos por perspectivas. A totalidade é inacessível aos seres humanos.

Em que filosofar se equipara a morrer? Filósofo Severiano: Alguns grandes filósofos como Nietzsche acreditaram nesta questão. Para eles, a filosofia era uma forma de morte da aparência do que eu sou. Eu pessoalmente, acredito que filosofar é viver e se divertir.

Na sua visão: como seria um mundo sem a filosofia? Filósofo Severiano: Não seria um mundo.

O que te faz pensar que o amanhã será diferente? Filósofo Severiano: Esta questão não me faz pensar. O que me faz pensar é o fato de acreditarmos que o tempo obedece a uma flecha apontando um futuro.

O que a gente pensa é atraído para a nossa vida? Filósofo Severiano: Nós ainda nem sabemos onde situa-se a origem do pensamento. Nosso conhecimento é ínfimo sobre essa questão. Minha opinião particular é que os eventos da vida são caóticos e não temos nenhum controle sobre eles. Então, nós vivemos para organizar aparentemente o caos.

Qual a origem dos sonhos? Filósofo Severiano: Milhões de anos de evolução biológica que criou um cérebro que promove conexões neurais e uma bioquímica extremamente complexa. Isto é tudo sobre os sonhos? Não! Existe muito a se revelar sobre a questão do sonhar.

O que sonhamos pode se tornar realidade? Filósofo Severiano: Toda a realidade já está sendo construída. Esses sonhos são perfumes dos tijolinhos desta notável e magnífica realidade. Então, olhos atentos!

37 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page