top of page

Paratletas ganham equipamentos adequados para treinar


Foto: SMCS/Pedro Ribas


A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) recebeu, nesta terça-feira (4/8), dez kits de cadeiras de rodas adaptadas para a prática do paradesporto. Com os equipamentos, os paratletas poderão treinar as modalidades de basquete, handebol, tênis de campo e tênis de mesa em cadeira de rodas. 

A aquisição dos kits foi possível após a Prefeitura assinar o termo de convênio de cooperação técnica com a Paraná Esporte do Governo do Estado. 

A entrega simbólica das cadeiras de rodas adaptadas foi feita no Salão Brasil da Prefeitura e contou com a presença do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, e do superintendente geral do Esporte de Estado da Educação e do Esporte, Hélio Wirbiski. As cadeiras de rodas foram compradas com uma emenda parlamentar da Assembleia Legislativa. 

O uso dos equipamentos será organizado pela Smelj, que vai repassar aos paratletas que precisem treinar. O convênio de cooperação técnica faz parte do Plano Paraná Mais Cidades – PPMC e do Programa Educação Mais Esporte, Transforma Paraná do Governo do Estado. 

“Para o paradesporto em Curitiba, a aquisição desses equipamentos é espetacular. Uma das grandes dificuldades dos paratletas treinarem é ter o equipamento adequado”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

Investimentos A Prefeitura tem investido em projetos, equipamentos e em eventos para desenvolver cada vez mais o paradesporto na cidade. Curitiba foi campeã em todas as oito edições dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps).

Em 2019, a Prefeitura colocou ônibus adaptados para fazer o deslocamento das delegações de paratletas para os Parajaps. Agora os veículos têm elevadores para melhorar a acessibilidade.

A Smelj também criou a Corrida da Inclusão em 2019, onde uma pessoa com deficiência corria com outra sem deficiência. O Programa Conviver promove quatro Copas Esportivas para crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down, autistas, deficientes auditivos e outras pessoas com deficiência. Os Jogos Municipais Paradesportivos também foram ampliados com novas modalidades. 

Fonte: PMC

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page