top of page

Olheiras, causas e tratamentos


Segundo os médicos dermatologistas, as olheiras são a segunda maior queixa dentro do consultório, em primeiro lugar é o acne.


As olheiras são um problema, não hormonal mais comum na pele.


São marcas profundas de cor arroxeada, que se formam em volta das pálpebras. Elas surgem devido o acúmulo de melanina e a congestão de vários vasos sanguíneos da pele das pálpebras e nesta região a pele é mais fina e tende a escurecer mais facilmente.


Não sei se vocês sabem mas existem mais de um tipo de olheira.

• Olheiras profundas: Geralmente, têm coloração castanha; ...

• Olheiras pigmentares: Possuem coloração amarronzada; ...

• Olheiras sanguíneas: Têm coloração arroxeada; ...

• Olheiras vasculares: Cor ligeiramente azulada;



A pele abaixo dos olhos é muito fina, 0,5 mm de espessura, em comparação com os 2 mm de outras áreas.


Alguns fatores podem intensificar ou até mesmo causar as olheiras embaixo dos seus olhos.


Veja quais são os principais fatores:

Quanto mais transparente for a pele, que também é uma característica hereditária, mais escura será a aparência das olheiras.


Assim como varizes, olheiras também tem característica herdada.


Herança genética: as olheiras azuladas embaixo dos olhos são vasos sanguíneos que podem ser vistos quando o sangue passa nas veias perto da superfície da pele. Essa é uma característica hereditária, e quanto mais clara for a pele, maior a visibilidade desses vasos sanguíneos.


Alergias: coçar a região dos olhos com frequência provoca olheiras e inchaço na região abaixo dos olhos.


Anemia: a falta de nutrientes e do ferro contribuem para o surgimento de olheiras.

Idade: com o passar dos anos, a pele fica mais fina e translúcida, o que favorece o surgimento de olheiras.


Medicamentos: remédios que provocam a dilatação dos vasos e aumentam o fluxo sanguíneo favorecem o aparecimento de olheiras.


Insônia: quando nosso corpo fica cansado, ele libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo - e essa vasodilatação fica mais visível ali, na região em torno dos olhos. As olheiras de choro e insônia também acontecem pelo mesmo motivo!


Choro: As olheiras de choro e insônia também acontecem pelo mesmo motivo

Exposição solar: A exposição da nossa pele ao Sol também dilata nossos vasos sanguíneos, agravando as olheiras.


Fadiga, Gripe, ingestão de bebida alcóolica ou alimentos condimentados

Fase pré menstrual agravam esse problema.


Deficiência de vitamina K.


Estresse.


Tabagismo.


Tratamentos para suavizar e reduzir as olheiras:


Cremes que contém vitamina K, vitamina C, vitamina E e retinol são oficialmente eficazes no


tratamento de olheiras, mas você vai precisar ir atrás de produtos específicos para olheiras, por exemplo, já que elas têm uma origem um pouco diferente.


As olheiras de origem vascular podem ser amenizadas com Luz Pulsada e tratamento à laser, consiste no uso de feixes de luz que suavizam o tom mais escuro da pele e corrigem pigmentações irregulares. A pele absorve essa luz e ela quebra as camadas pigmentadas, fazendo com que a pele fique com a cor homogênea. O tipo de pele vai dizer quantas sessões será necessário fazer.


Existem produtos específicos para esse problema, a região dos olhos, assim como qualquer outra área do corpo, precisa ser hidratada com regularidade.


Além de hidratar os olhos, você precisa se hidratar de dentro para fora: beba muita água e evite consumir refrigerantes e outras bebidas e comidas com alta concentração de sódio.


Peelings que utilizam ácidos, também são uma boa opção, pois os ácidos promovem uma esfoliação da região das olheiras. Porém para evitar manchas e complicações é preciso uma anamnese rigorosa antes do procedimento, e o tratamento deve ser feito por profissionais capacitados da área de estética.


As olheiras profundas, são tratadas com preenchimento com ácido hialurônico apropriada para essa região, deve ser feito por médico experiente na técnica.


Outros tratamentos indicados para olheiras:

Carboxiterapia.

Preenchimento com gordura ou plasma.

Cremes cosméticos específicos para olheiras.

Não há tratamento específico para acabar de uma vez com o aparecimento das olheiras, porém há no mercado grande disponibilidade de cosméticos e tratamentos estéticos que ajudam no tratamento e deixam a região mais suave.

Devo lembrar que é possível manter o problema controlado por meio dos tratamentos e de hábitos como boas horas de sono, atividade física e boa alimentação.


Diva Bueno de Oliveira Tulio

Esteticista, Cosmetóloga e Professora de Estética

Acadêmica de Jornalismo

Comments


bottom of page