“Acredito que até maio a obra será finalizada. Além do trabalho no Rio Pilarzinho, também executamos serviços no pavimento das ruas e calçadas afetadas pela intervenção”, disse Rodrigo Rodrigues.
Foto: SMCS/Hully Paiva
O Rio Pilarzinho está recebendo desde junho de 2020 serviços de drenagem, perfilamento e implantação de galerias celulares. A obra se estende por 920 metros do leito do rio, do Bom Retiro até Mercês, e será concluída antes do prazo fixado para execução do trabalho, que seria em setembro deste ano.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, as intervenções se concentravam nesta quinta-feira (11/2) na Rua Henrique Itiberê da Cunha, no trecho entre as ruas Albino Silva e Tapajós, no Bom Retiro. Nos trechos de rio entre as ruas Júlio Perneta e Teffé e entre as ruas Nilo Peçanha e Albino Silva, os trabalhos já foram concluídos.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, os serviços estão bem adiantados e devem ser concluídos em três meses.
O rio recebeu ação de perfilamento e foi alargado. O canal do curso de água está sendo feito em concreto armado e são implantadas seis galerias pré-moldadas que farão a função de caixas de contenção. Essas estruturas são dispositivos de controle de cheias, que aumentam as seções de vazão com a finalidade de reter a água e minimizar o risco de enchentes.
Com a concretagem do canal, as estruturas resolvem também os problemas de erosão e facilitam a manutenção do sistema de drenagem do rio, que terá diminuído seu potencial de causar enchentes.
Fonte: PMC
Comments