top of page

O que é Acne e como tratar


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, acne é comum e é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

As primeiras lesões observadas na adolescência geralmente são comedões (vulgares cravos) com pouca ou nenhuma inflamação na região frontal. Em seguida, surgem lesões inflamatórias mais típicas na região centro facial, nariz e queixo. A localização mais comum da acne é na face, mas é comum o envolvimento do tórax e dorso. Na maioria dos casos, a doença é leve e não provoca cicatrizes.

No Brasil devido a condições climáticas, características, étnicas e problemas metabólicos, quase a totalidade da população apresenta oleosidade excessiva da pele e problemas com a patologia acne.

Causas da Acne

Vários fatores contribuem para o aparecimento da acne:

• Produção de hormônios- Esses hormônios, chamados andrógenos e estrógenos, são produzidos tanto pelos ovários (mulher) e testículos (homem) quanto pelas glândulas suprarrenais (duas pequenas glândulas situadas sobre os rins) em ambos os sexos. No período da puberdade essa produção aumenta.

• Aumento e irritação sebácea

• Espessamento da camada córnea

• Reação inflamatória local

• Crescimento bacteriano

• Cosméticos inadequados, certos compostos industriais podem também provocar ou agravar a acne.

• Doença do ovário policístico pode predispor a doença.

• Fatores Genéticos

Manifestações da Acne Manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo com grande quantidade de glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade.


O quadro clínico da acne pode ser dividido em cinco graus.

Grau I (sem sinais inflamatórios) quando apresenta somente comedões os vulgares cravos.

Graus II, III, IV, e V quando está inflamada e quanto maior o número de leões mais alto é o grau.

Se não tratar no início as lesões podem evoluir?

Comedão, (cravos fechados e abertos), pápula, pústula, cisto, nódulo, fistula, abcesso e cicatriz (alguns clientes têm grandes nódulos e cistos inflamados que podem produzir cicatrizes significativas).

Tratamento:

O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível. Está ultrapassada a ideia de que não se deve tratá-la por ser considerada “própria da idade”, “de desaparecimento espontâneo com o tempo” ou “de não ser doença”. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta. Para evitar que a doença evolua e necessite de outros tratamentos como: sistêmico, cirúrgico e suporte psicológico, a melhor opção é começar o tratamento adequado o mais cedo possível.

A Limpeza de Pele pode ser feita em adolescentes?

Sim, é necessário fazer a limpeza de pele visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e oleosidade, é indispensável o uso domiciliar de produtos específicos para pele acnéica, juntamente com filtro solar oil free. Tratamento esse que deve ser feito com profissional da área de estética devidamente formado e qualificado.

Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata ou fulminans), que são resistentes aos tratamentos convencionais, pode ser utilizado medicamento via oral, medicação esta que somente poderá ser administrado pelo médico dermatologista. É importante informar que algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que seu dermatologista troque sua medicação caso o tratamento inicial não esteja surtindo efeito para o controle do seu quadro. Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele. A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, paciência. Esclareça suas dúvidas com seu médico e com a esteticista que o acompanha, eles sempre poderão orientá-lo da maneira perfeita.


Prevenção:

A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para a pele oleosa ou acnéica. A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo (causando irritação) e pode piorar as lesões. Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. Acne tem forte componente genético, e não se relaciona diretamente com alimentação. Apesar de vários tabus, não é necessária nenhuma dieta ou restrição alimentar para seu tratamento ou prevenção. Mais uma dica, a pele pode melhorar após a exposição ao sol, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada.

Falar de acne sempre aguça a curiosidade das pessoas. Muitas famílias tem um adolescente com acne, um adulto com acne persistente ou uma gestante que no período gestacional sofreu uma transformação na pele.

Nada de desespero, a Acne tem tratamento, o conselho que deixo é para não cutucar, escoriar, ou fazer limpezas de pele em casa sem os devidos cuidados.


Diva Bueno de Oliveira Tulio

Esteticista, Cosmetóloga e Professora de Estética

Acadêmica de Jornalismo

https//:www.esteticaemmovimento.com.br





3 visualizações0 comentário
bottom of page