top of page

O que tem na sua panela de pressão?



Alguém aumenta o fogo. O que temos nesta panela? Vamos dar uma olhada? Um pouco de insônia, cansaço, notícias ruins. Despejaram frustrações alheias, falta de empatia, desrespeito.


Pitadas de pandemia, corrupção e marginalidade. Colheradas de apontamentos, críticas e cobranças. Como de costume, fechamos a panela e geramos pressão.


Estamos cozinhando, literalmente. O nome da receita? Irritabilidade. As vezes nem é preciso abrir a panela para ver o prato principal, pois o aroma é constatado de longe.


A irritabilidade vai ganhando forma, sabor e cores. Se não houver controle do fogo e não optarmos por abrir a tampa e encararmos e cuidarmos do que há dentro dela, a pressão vai a explodir e sujar quem estiver por perto.


Todos nós cozinhamos esta receita, mas muitos de nós fingimos que não, pois trata-se de um prato indigesto. É preciso ter coragem de abrir a tampa, aceitar seus ingredientes e baixar o fogo.


Do contrário, estaremos disponíveis a nos autodestruirmos e ferirmos quem estiver por perto.


Que tal olhar para dentro da sua panela agora, e verificar o que há na sua receita de irritabilidade? Ficará mais fácil de lidar com aquilo que se tornará consciente e permitido, não? Bora tirar a tampa!


Psicóloga Fabiana Witthoeft - CRP 08/08741

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page