top of page

"O mais perverso da falta de liberdade... é as pessoas não perceberem seu aprisionamento ".



Ana Paula Cherobim / Professora Titular UFPR - Departamento de Administração Geral e Aplicada com a colaboração de Rogério Rocha cherobim.


No livro Sussurros[i], de Orlando Figes, o autor faz enorme pesquisa nos arquivos da extinta União Soviética, principalmente cartas e diários particulares, aproveitando a liberação temporária destes arquivos logo após o fim do regime soviético nos anos 90. Em seguida confronta os documentos escritos com depoimentos de pessoas comuns, em um processo de pesquisa oral. O título já diz muito: receosos de serem delatados por vizinhos, com quem compartilhavam quartos, banheiro e cozinha nos apartamentos comunais, ninguém levantava o tom de voz. Qualquer conversa era em tom de sussurros.


Livros como: Arquipélago Gulag de Alexander Soljenitsin e O Livro Negro do Comunismo de Stephane Courtois e outros, mostram, com fatos irrefutáveis, as privações e o terror impostos ao povo soviético, sem falar nos milhões de assassinatos.


Segundo o já mencionado livro, Sussurros, o espírito da Revolução “Popular” de 1917 ofusca a percepção do processo de dominação do povo. A elite burocrática, subserviente a Stalin, não questiona ordens. O povo não tinha uma compreensão total do que acontecia por lá[ii]; resultado de domínio da imprensa e dos intelectuais[iii], propaganda maciça, ameaças e truculência[iv]. O medo e a falta de informação são argumentos bastante convincentes[v].


Apreende-se, do mesmo livro, que a doutrinação era massiva. Há casos de pessoas que mesmo passando cinco ou dez anos em um Gulag (campos de concentração do regime comunista, localizados principalmente na Sibéria) voltavam achando que fora um mero erro de algum burocrata, nunca uma ação deliberada de governo[vi]. Haja auto-engano!


Mais desesperador do que ler sobre as atrocidades do regime Stalinista; é constatar a imagem de líder deixada no imaginário popular[vii]!


Agora olhemos nosso próprio umbigo:

- proibidos de sair de casa[viii];

- proibidos de ver nossos pais e avós;

- proibidos de nos reunirmos, festejarmos, socializarmos...

- proibidos de viajar[ix];

- inquéritos ilegais[x];

- desrespeito à constituição[xi];

- censura em redes sociais[xii];

- mídia tradicional de pensamento único[xiii][xiv];

- tentativa de interferência nas eleições[xv];

- disseminação do medo[xvi][xvii][xviii].

Será que nós brasileiros somos livres? Os sinais estão aí, liga os pontos quem quer. E atenção, veja quem realmente está preocupado com a liberdade das pessoas!


Isso já aconteceu em várias épocas e lugares. Alguns exemplos:

- Argentina[xix] que foi um dos maiores e mais ricos países do mundo, agora está totalmente quebrada, com o povo passando necessidades nunca antes imaginadas;

- Cuba[xx][xxi]e Venezuela, [xxii] onde as pessoas arriscam tudo para fugir;

- Coréia do Norte: um caso muito fácil de aferir até "cientificamente". É só comparar com a vizinha do sul. As duas Coréias partiram de uma situação semelhante e 70 anos após, a diferença é gritante[xxiii];

- China, com suas mais de cem milhões de vítimas do partido.

Será que vamos esperar acontecer aqui[xxiv]?


Ah, a frase que dá título a este artigo é minha mesmo.



Esse texto reflete a opinião da autora. Para o próximo mês: Por

[i] FIGES, Orlando. Sussurros: a vida privada na Rússia de Stalin. Record 2010. [ii] https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/17-crimes-contra-a-humanidade-cometidos-pela-uniao-sovietica-72k8knzyrinebrvkcngrxya1u/?ref=link-interno-materia [iii] Sussurros pg 265, 267, [iv] Sussurros pg. 489; [v] Sussurros pg.279, 283, 285, [vi] Sussurros pg. 268. [vii] Sussurros pg. 717 [viii] https://jornaldojuvevesite.wixsite.com/meusite/post/economia-para-voc%C3%AA-salvando-vidas-ou-fortalecendo-ditaduras [ix] https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/alertas%20e%20noticias/alertas/restricoes-de-viagens-para-brasileiros-no-exterior [x] https://brasilsemmedo.com/inquerito-das-fake-news-e-prorrogado-por-mais-seis-meses-por-decisao-de-moraes/ [xi] https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/golpe-em-curso/ [xii] https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/mais-um-cerco-a-liberdade/ [xiii] https://www.brasilsemmedo.com/a-escola-stalin-de-jornalismo-e-o-apagamento-do-povo/?_ga=2.253835016.1837770056.1628530652-832409618.1628530652 [xiv] https://site.brasilparalelo.com.br/series/os-donos-da-verdade/ [xv] https://brasilsemmedo.com/impenetravel-pero-no-mucho/ [xvi] https://brasilsemmedo.com/por-pressao-de-barroso-voto-auditavel-deve-ser-derrotado-na-camara-afirma-bolsonaro/ [xvii] https://brasilsemmedo.com/publicitario-acusado-de-envolvimento-com-mensalao-fara-campanha-para-tse/ [xviii] https://site.brasilparalelo.com.br/series/os-11-supremos/ [xix] https://site.brasilparalelo.com.br/series/a-queda-argentina/ [xx] https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/nao-e-so-o-embargo-os-erros-economicos-que-condenaram-cuba-a-pobreza/?utm_source=whatsapp&utm_medium=midia-social&utm_campaign=gazeta-do-povo [xxi] https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-coragem-dos-cubanos/?ref=veja-tambem [xxii] https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/como-politicas-socialistas-destruiram-o-futuro-de-5-paises/ [xxiii] https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57382540 [xxiv] https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/nao-era-socialismo-de-verdade-a-melhor-maneira-de-responder-a-esse-argumento/?ref=veja-tambem

63 visualizações0 comentário
bottom of page