O BRASIL PASSA FOME
- Jornal do Juvevê
- 28 de mai. de 2021
- 1 min de leitura

Hoje, o Brasil tem 117 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentas e 19 milhões de pessoas que estão em situação de fome no Brasil em meio à pandemia.
Esses dados foram retirados do Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.
Um dos fatores que influenciam no cenário é o enfraquecimento do emprego e renda no Brasil. Principalmente agora, em momento de pandemia, atrelado à ausência do auxílio emergencial.
A fome está presente na realidade de muitas famílias brasileiras. Até mesmo a interrupção das aulas por conta da pandemia agrava o cenário, uma vez que muitas famílias contavam com a merenda escolar para alimentar seus filhos e outras famílias faziam a distribuição dos alimentos para os colégios.
O que precisamos pensar agora são nos mecanismos para conseguir superar essa realidade, pautando a renda básica, por exemplo, observando sistemas como o Bolsa Família, que se mostram essenciais no combate à fome.
Em meio à pandemia, o alimento torna-se ainda mais essencial, isso porque uma boa alimentação traz benefícios no sistema imunológico, absurdo é pensar que uma boa parte da população brasileira não possui as mínimas condições para se alimentar e que o fato de ter condições ao alimento tornou-se um privilégio.
Enquanto escrevo sobre esse tema, brasileiros passam fome e não existe atenção do governo por essas pautas.
Camilla Gonda. Acadêmica de Direito pela PUCPR e Ciências Sociais pela UFPR. Pesquisadora em Ciência Política.
Comentários