“A maior proteção dos equipamentos dificulta a ação de criminosos e vândalos, resguardando o patrimônio público de eventuais prejuízos indesejáveis”, disse Rodrigo Rodrigues.
Foto: Daniel Castellano / SMCS
As calçadas de 11 ruas de Curitiba passaram a contar com um novo e moderno sistema de iluminação para favorecer os pedestres. Postes poliméricos (em fibra) sustentando luminárias com tecnologia de LED, que têm vida útil de até seis anos e consomem 50% menos energia, agora oferecem mais conforto visual e aumentam a sensação de segurança dos adeptos da caminhada em períodos noturnos.
Na Rua Alferes Ângelo Sampaio, as intervenções entraram em fase final nesta sexta-feira (9/4). O trabalho em andamento abrange o trecho de ligação entre os bairros Batel e Água Verde e está sendo feita a instalação da nova rede de energia elétrica que irá alimentar os 16 postes com luminárias de LED.
Também está na etapa final o serviço feito na Rua Coronel Dulcídio, com o reassentamento do piso da calçada. Porém, já foi finalizada a substituição de 73 postes de ferro que estavam deteriorados pela ação do tempo, para fibra e a troca de 107 luminárias decorativas para LED e de 74 luminárias viárias para LED.
Em outras nove vias, as melhorias do sistema de iluminação pública já foram terminadas e entregues à população. Foram atendidos os passeios das ruas Dom Pedro II, Gutemberg, Pasteur, Presidente Taunay, Domingos Antônio Moro, São Salvador, Saturnino Miranda, João Gava e da Avenida Marechal Floriano Peixoto.
Além de mais moderno e durável, os equipamentos colocados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas são mais protegidos contra furtos e vandalismo. De acordo com o secretário Rodrigo Rodrigues, a rede de energia que abastece o novo sistema de iluminação é mais profunda e a tubulação foi envelopada com concreto.
Fonte: PMC
Comentários