top of page

No Juvevê tem pé de café

“Benefícios do Café. O café é uma das bebidas preferidas do Brasileiro, perdendo somente para a água. Essa bebida é rica em cafeína, o que nos proporciona o bem estar por seu efeito estimulante, além de vários nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes, que promovem vários benefícios a saúde.

Você sabe quais são os benefícios dessa bebida? Emagrecimento: Acelera o metabolismo e com isso reduz o acumulo de gordura corporal Bem estar: Devido sua ação estimulante, combate a sonolência e o cansaço. Previne o câncer: Estudos demonstram que devido sua ação antioxidante, o café reduz em 18% o risco de diversos tipos de câncer, incluindo o hepático Melhora a Função Intestinal: O café promove aumento da mobilidade intestinal, fazendo que o mesmo funcione corretamente Diminui Risco de Problemas Cardíacos: Devido a presença de polifenóis que possuem ação antioxidante, o café promove a diminuição de radicais livres que são responsáveis pelo aumento do LDL, que é um dos responsáveis pelo infanto. Quanto consumir?? Quantidades maiores do que 400mg de cafeína ao dia (3 a 4 xícaras de café coado) podem provocar insônia, ansiedade, náuseas, taquicardia, ansiedade e gastrite. Qual a melhor forma de consumir? Para ter todos os benefícios, o ideal é que seja consumido puro, logo após moer os grãos.“ Comenta Giovanna Miquelissa Nutricionista Esportiva CRN8 2873


No Juvevê, temos várias cafeterias, mas alguém sabe a história do café? O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) transportado pelos mouros para o Egito e a Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.


Parece que as tribos africanas, que conheciam o café desde a Antiguidade, moíam seus grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. Seu cultivo se estendeu primeiro na Arábia, introduzido provavelmente por prisioneiros de guerra, onde se popularizou aproveitando a lei seca por parte do Islã. O Iêmen foi um centro de cultivo importante, de onde se propagou pelo resto do Mundo Árabe.


Segundo a Nutricionista Milenna Albertoni: “a propriedade mais conhecida do café é a cafeína, porém é infundado que o seu consumo é prejudicial à saúde, a cafeína ajuda a memória, reduz fadiga, apatia e sonolência.


No café não encontramos só cafeína, temos potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e vários desses minerais possuem antioxidantes, ajudando na saúde da pele e do cabelo.” Milenna Albertoni CRN 8/11926


O CAFÉ NO BRASIL

No século XVIII as mudas da planta foram cultivadas pela primeira vez por Francisco de Mello Palheta no Pará.


A partir daí o café foi difundido pelo litoral brasileiro, rumo ao sul, até chegar em 1760 na região do Rio de Janeiro. Entre os anos de 1881 até 1890 o Brasil era o maior exportador de café do mundo.


CAFÉ NO JUVEVÊ

Em nosso bairro temos várias cafeterias, podendo citar algumas delas:

Na Rua Manoel Eufrásio 730, temos o “Duckbill”, existe uma variedade muito grande de



cafés, o mais pedido é o Cappuccino e na semana que vem haverá o lançamento do cardápio de inverno, com ótimas novidades.

(41) 99882 5746


Outra cafeteria que temos em nosso bairro é a “Klas”, situada na rua Euzébio da Motta 960, tem o famoso expresso tônico, muito apreciado pelos seus frequentadores, mas o mais



pedido mesmo são os coados e expressos.

(41) 99980 2838


Na Avenida João Gualberto 1843 temos o “Mais 1 café”, sempre movimentado e com um

atendimento excelente, ficamos sabendo que o café mais pedido é o famoso Caramel e o



mais diferente é o Red Tonic.


O “The Coffee’ que fica na Rua Moyses Marcondes 430, tem o café Black Ginger muito pedido por quem frequenta o local, pois é um café não muito comum.


24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page