Além do recolhimento do lixo, as equipes fizeram o plantio de 50 arbustos e de 40 árvores nativas, além da roçada na área de passeio.
Foto: SMCS/Hully Paiva
Equipes da Prefeitura retiraram 41,3 toneladas de entulho no mutirão de limpeza nesta segunda-feira (8/2), resultado de uma ação de educação ambiental realizada na Rua O Brasil Para Cristo e vias do entorno, às margens do Rio Belém, no Boqueirão.
A ação teve como objetivo sensibilizar os moradores da região sobre a necessidade de manutenção da limpeza do local, que vem sofrendo com o descarte incorreto e entulho.
“Se todo mundo colaborar, vai continuar bom. Com essa ajuda da Prefeitura, vai ser um incentivo para manter tudo limpo. Melhora até o nosso trabalho, sem infestação de bicho”, disse Guimarães.
“Na semana passada, passamos em cada casa, empresa e ponto de separação de lixo convidando todos a retirar de seus terrenos o entulho que estamos recolhendo hoje”, explicou a gerente da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.
O catador de material reciclável Luis Carlos Guimarães, 42 anos, trabalha em um galpão próximo ao Rio Belém e diz que a ação da Prefeitura é um “empurrãozinho” para os moradores conservarem a limpeza da região.
O descarte correto dos resíduos evita que o entulho vá para rios e córregos da região, contribuindo para poluição pluvial e enchentes, ou atraia animais e insetos causadores de doenças.
Caminho mais seguro
Durante a ação, as equipes do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) do Boqueirão fizeram a roçada na beira das vias, tornando o ambiente mais urbanizado. E deu mais visibilidade à ponte sobre o rio construída para pedestres e que liga as ruas O Brasil Para Cristo e Rodolfo Benardelli.
O caminho foi usado pela primeira vez pela microempresária Wendella Morgana Morena Albuquerque, 27 anos, nesta segunda-feira para chegar à sua loja de consertos de computadores e celulares.
“Em geral, eu dava a volta na quadra. Mas como vi que estava mais limpo perto da ponte, achei mais seguro para passar por aqui”, disse Wendella.
Mais verde
A ação também promoveu a arborização do local, convidando os moradores a fazer o plantio de árvores vindas do Horto Municipal.
A família de Luiz Felipe Oliveira, 19 anos, “adotou” uma das árvores, que ganhou um espaço em frente ao galpão de reciclagem que possuem há um ano.
O mutirão de limpeza envolveu a Administração Regional do Boqueirão, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Fundação de Ação Social (FAS), o DMU Boqueirão, a Guarda Municipal.
Fonte: PMC
Comments