top of page

Mulheres do Bem já serviu 16 mil refeições no Mesa Solidária


Foto: Daniel Castellano / SMCS


Março de 2021 marcou o primeiro ano da parceria do grupo Mulheres do Bem, formado por chefs de cozinha de Curitiba, com o programa Mesa Solidária da Prefeitura. Desde o ano passado, elas distribuíram 16 mil refeições gratuitas nos restaurantes populares do Capanema e Rui Barbosa para pessoas em situação de risco social, como moradores de rua e desempregados.

O Mulheres do Bem é formado por oito profissionais da área de gastronomia da capital. Vânia Krekniski (Limoeiro), Manu Buffara (Manu), Flávia Rogoski (Bom Vivant), Cláudia Krauspenhar (K.sa), Eva dos Santos (La Chica), Jussara Voss (jornalista), Gabriela Carvalho (Quintana) e Rosane Radecki (Girassol). Elas servem lanches todas as terças-feiras no Restaurante Popular da Rua da Cidadania da Matriz, no Centro.

De acordo com a chef Vânia, o mais importante da parceria entre o grupo e o Mesa Solidária é levar mais dignidade às pessoas em vulnerabilidade.

“A intenção do Mulheres do Bem vai ao encontro da ação do Mesa Solidária. Nós fazemos o nosso melhor para eles se sentirem melhor. A dignidade está em entrar no restaurante, lavar as mãos, sentar à mesa, conversar e socializar”, afirma Vânia Krekniski (Limoeiro).

Toque de chef Vânia conta que as refeições servidas pelo Mulheres do Bem no Mesa Solidária sempre buscam aliar qualidade nutricional e uma experiência diferente de sabores. Assim, as chefs já serviram para moradores de rua e desempregados pratos inusitados como cuscuz marroquino, frango com especiarias, arroz com amêndoas, moqueca de banana e torta de grão de bico acompanhada de quibe assado com carne e vegetais.

“É muito legal ver a reação das pessoas atendidas quando comem algo diferente e que nunca tiveram essa oportunidade”, salienta Vânia. “A comida transforma. Temos a oportunidade de olhar nos olhos da pessoa e sentir o agradecimento. O alimento pode ser a porta para o resgate social”, finaliza a chef.

O Mesa Solidária foi lançado em 2019 e é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.


Fonte: PMC


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page