top of page

Morre ex-governador do Paraná Emílio Gomes

Faleceu aos 96 anos, de causa não confirmada.


Nascido na cidade de Ponta Grossa (PR) em 19 de julho de 1925, Emilio H. Gomes estudou no Grupo Escolar Duque de Caxias em Irati (PR), No Internato do Colégio Paranaense, em Curitiba e em 1945 ingressou na Universidade de Engenharia da Universidade do Paraná.



Foto: Google

Começou a trabalhar no Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado do Paraná como auxiliar de engenheiro. Retornou à sua cidade natal e começou a trabalhar na Companhia Paranaense de Obras e Melhoramentos, que então construía uma estrada entre Irati e Relógio. Em 1951, tornou-se engenheiro da prefeitura de Irati, exercendo essa função até 1956. Foi ainda presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná, de 1961 a 1962.


Em 1961 iniciou a sua carreira política no Partido Democrata Cristão (PDC), elegeu-se Deputado Federal na legenda da Aliança Movimento Democrático Renovador em 1963. Em 1966 foi reeleito, pela Arena, a Deputado Federal.


Com a morte do então governador do paraná, Pedro Viriato Parigot de Sousa em 1973, foi indicado pelo então Senador e líder da Arena Paranaense, Ney Braga para completar o período de governo o qual ficou até março de 1975.


Assumiu em seguida a presidência do Banco do Estado do Paraná, que exerceu até janeiro de 1977. Nessa ocasião, tornou-se auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), cargo que ocupou até novembro de 1990, quando se aposentou.


Gomes passou a dar palestras e prestar consultorias sobre temas relacionados à engenharia para técnicos e autoridades do novo governo, especialmente no setor ferroviário. A partir de 2007, participou do banco de ideias do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), grupo de estudos responsável pelo projeto do trem de alta velocidade entre Curitiba e São Paulo, buscando atrair a atenção de investidores chineses para a iniciativa. Em dezembro 2008, foi eleito por centenas de profissionais da área o engenheiro do ano do Brasil e do Paraná, recebendo a premiação em solenidade organizada pelo IEP e pela Federação dos Engenheiros do Paraná (Febrae).


Em sua gestão, trouxe investimentos para o nosso Estado, fortalecendo assim a economia interna. Durante seu governo, Gomes deu prioridade à implantação de cidades industriais, apoiou à agricultura, investiu na educação e cultura.


Casou-se com Diva Pereira Gomes, com quem teve três filhos.

Comments


bottom of page