“A Mater Dei é uma riqueza de Curitiba e essa celebração, junto ao altar de Jesus das cinco chagas e de Nossa Senhora de Guadalupe, marca a importância do local, endereço de vida de tantos curitibanos, onde minha mãe deu à luz seus filhos”, agradeceu Greca.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Os 55 anos da maternidade Mater Dei foram comemorados em uma missa de ação de graças na Igreja da Nossa Senhora do Guadalupe, no Centro, na manhã desta terça-feira (31/8). A missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti contou com a participação do prefeito Rafael Greca e da secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
O prefeito destacou a importância da maternidade na vida dos curitibanos. A Mater Dei faz cerca de 360 partos por mês e é reconhecida como a que mais atende partos pelo SUS no Paraná.
Além da celebração houve o lançamento de um documentário sobre a trajetória da Mater Dei. A produção teve a participação dos colaboradores da instituição, personalidades e autoridades da cidade, como Ruy Carlos Romanó e Cid Pasteur Romanó, que construíram o prédio que sedia a maternidade no Centro. A secretária Márcia Huçulak e o prefeito também participaram.
De acordo com a irmã Iracema Vujanski, diretora-geral da Mater Dei, "são 55 anos trabalhando e servindo as mães e os bebês com amor, carinho, respeito e atendimento de qualidade.”
Homenagem
Nascido na maternidade, quando ela ainda se chamava Nossa Senhora do Rosário, o prefeito foi homenageado com o título de padrinho da Mater Dei.
“A irmã Iracema ainda era uma mocinha, eu era um bebê e agora estamos juntos trabalhando por essa obra que é a obra da vida, a obra da igreja católica e que tanto bem faz à saúde pública de Curitiba”, disse o prefeito ao relatar sobre o seu nascimento.
A diretora da maternidade entregou ao prefeito um troféu simbólico com duas mãos segurando um coração e uma mensagem de agradecimento.
A maternidade
Administrada pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, a Mater Dei é reconhecida como Hospital Amigo da Criança, é referência para 48 Unidades de Saúde de Curitiba e para outros nove municípios da Região Metropolitana. Além dos partos, realiza todos os testes recomendados pelo Ministério da Saúde para o bebê, como o de coraçãozinho, pezinho, orelhinha e linguinha.
“A Mater Dei é uma referência para Curitiba e região metropolitana, ela atende todos os protocolos de acolhimento às gestantes e no cuidado com as crianças. Por ter todo o cuidado pelo bem nascer, é essencial ao programa Mãe Curitibana Vale a Vida”, disse a secretária Márcia Huçulak
A maternidade também é referência no parto humanizado com os projetos Mãe Canguru e Quero Colo, de apoio e acolhimento às mães adolescentes.
Foto: PMC
Comments