top of page

Manuel Eufrásio Correio

Inicia na Rua Vieira dos Santos e termina na Rua Elbe Pospissil


Nasceu em Paranagua no dia 16 de agosto de 1839.


Após concluir os estudos primários, embarcou para Recife, onde fez o preparatório. Recebeu o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 3 de dezembro de 1862, quando voltou para o Paraná. Em Curitiba se dedicou à advocacia.


Foi Presidente da Província de Pernambuco, de 7 de novembro de 1887 a 4 de fevereiro de 1888, após recusar o cargo de ministro do Império.


Quando em São Paulo, trabalhou na imprensa e redigiu o jornal “A Ordem”. Mais tarde, na “Terra dos Pinheirais”, foi redator do periódico “A Fenix”. Exerceu os cargos de delegado de polícia, promotor público, 1º suplente de juiz municipal de Paranaguá, inspetor do Tesouro

Provincial do Paraná e chefe de polícia de Santa Catarina.


Com rara sabedoria, formulou o parecer sobre as finanças da Província do Paraná, da qual foi um grande defensor.


Destacou-se como Promotor Público, Deputado Geral, Provincial e Presidente da Assembleia Provincial do Paraná.


Também chefiou a polícia de Santa Catarina e sua maior honraria pública foi ser nomeado o 58° Presidente da Província de Pernambuco. Tomou posse a 7 de novembro de 1887 e governou até 4 de fevereiro de 1888, quando faleceu no exercício do mandato.


Foi sepultado no Cemitério Público do Recife, no Mausoléu do Conselheiro João José Ferreira de Aguiar, com todas as honras a que tinha direito. Convém não esquecer que era o líder inconteste do Partido Conservador Paranaense e personagem muito influente em sua província natal.


Fonte: Wikipédia

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page