top of page

LÁBIOS RESSECADOS


Nas estações de outono e inverno é muito comum as queixas de lábios ressecados.

Os lábios ressecados podem ser consequência de queimadura solar, do tempo frio ou clima seco, vento, agressão do ar condicionado, sol e até falta de higiene bucal. Podem ser também, resultado de deficiência de vitaminas ou de outros micronutrientes. Das reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem tornar os lábios duros e secos, especialmente o lábio inferior.


Quando se trata apenas de uma inflamação dos lábios, os cantos da boca tornam-se dolorosos, irritados, vermelhos, rachados e descamativos, podendo se tornar porta de entrada para infecções e também causar desconforto no momento das refeições.


Lamber os lábios pensando que irá hidratá-los não é o melhor remédio, pelo contrário, passar saliva nos lábios faz com que eles ressequem ainda mais, isso porque a saliva contém ácidos que ajudam a quebrar a comida e que, nos lábios causam irritação. Além de que, a saliva nos lábios faz com que evapore e desidrate ainda mais.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam que a manteiga de cacau é excelente para lábios ressecados, na verdade ela é um mero lubrificante. Não tem propriedades hidratantes ou emolientes, ou seja, só nos deixa de “beiço” engordurado e acaba piorando o ressecamento ao invés de resolver.


Para lábios saudáveis é preciso se hidratar. O nosso corpo é muito competente em distribuir água e nutrientes para áreas onde eles são mais necessários, então se você se desidratar quem sofre primeiro é a pele, inclusive a da boca, porque a água vai se segurar no sangue para garantir que você não passe mal.

Por isso digo e repito bebam água, água é saúde, água é vida.


A noite deve se usar balms labiais ou pomadas como Bepantanol que é uma pomada a base de Dexpanteno, cicatrizante que regenera a pele muito rápido, não tem cheiro e nem cor e permanece por bastante tempo nos lábios. Hipoglós, pomada para assaduras de neném também é recomendável.

Se persistirem os problemas nos lábios, o mais indicado é procurar um médico dermatologista, que é o profissional mais indicado para examinar e descobrir as causas do problema.




Dicas:

· Evite usar batons secos, se for se maquiar, aplique um lip balm antes do batom mate ou prefira batons hidratantes;

· Os batons com cintilância tendem a ressecar os lábios.

· Hidrate seus lábios no mínimo duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir.

· A noite deve usar balms labiais ou pomada Bepantanol.

· Usar sempre uma proteção embaixo do batom.

· Usar batom com FPS para proteção dos raios UV-A e UV-B.

· Não arranque pele dos lábios.




Quase toda mulher deseja ter os lábios da Angelina Jolie, é claro que os consultórios de estética e clinicas médicas oferecem vários tratamentos, um deles é o ácido hialurônico injetável que melhora e aumenta os mesmos. Lábios saudáveis e bonitos é o sonho de todos, mas mantê-los bem hidratados e cuidados, muitas vezes, não é a tarefa mais simples.

Enquanto durar a pandemia, use a máscara e não esqueça de hidratar os lábios.



Diva Bueno de Oliveira Tulio

Esteticista, Cosmetóloga e Professora de Estética

Acadêmica de Jornalismo






Comentarios


bottom of page