“Iniciamos o trabalho com cursos presenciais e com a pandemia adotamos as plataformas on-line, pois num momento tão delicado não poderíamos deixar de levar conteúdo, orientação e informação aos artesãos e criativos de Curitiba”, comenta Patrícia Betenheuser, coordenadora do Liceu.
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (8/11), o Liceu de Ofícios Criativos completa dois anos de formações e incentivos ao setor criativo da cidade. Entre palestras presenciais e workshops on-line feitos por mentores voluntários, foram abordados centenas de temas, todos voltados para o aperfeiçoamento do setor criativo, como atendimento, criação de arte para site, plataformas de design gráfico, desempenho nas mídias sociais, dicas para desenvolver habilidades e conquista de clientes, fechamento de caixa.
Em dois anos foram realizadas mais de 1.500 capacitações e 200 lives e videoaulas. As páginas do Liceu nas plataformas digitais Facebook e YouTube receberam mais de 63 mil visualizações.
A previsão é que em 2022 todas as capacitações voltem a acontecer de forma presencial e com o lançamento de novos projetos como mentorias de negócio e consultoria em design.
Setor criativo
Mônica Mota (@ateliemariaretalho) trabalha com decoração infantil e vende nas feiras Feira do Largo da Ordem e nas especiais da Praça Osório. Desde 2019 acompanha as formações do Liceu de Ofícios Criativos, mas foi em 2020, com o início da pandemia, que os cursos tiveram um impacto maior.
Nas lives oferecidas, ela teve a oportunidade de conhecer mentores e ter acesso a conteúdos imprescindíveis para melhorar o negócio. Ela ainda reforça que com as aulas on-line é possível aprender e colocar em prática de forma fácil.
Quem também virou fã do Liceu de Ofícios Criativos é a fotógrafa especialista em fotografia feminina Adecléia Maria de Souza (@adesouzafotografia), ou Ade, como gosta de ser chamada.
A artesã Ana Nilcen Lima Cavalcante participa do Empório Metropolitano no Pinheirinho e da feirinha do Largo da Ordem uma vez por mês, onde vende panos de prato, cestinhas para pão, porta talheres, guardanapos, jogos americanos, aventais, toalhas e segundo ela, tudo mais que se possa fazer com tecidos bordados. Nessa época do ano, produz também decorações de Natal. Ela conta que chegou a fazer três cursos presenciais e on-line participa de quase todos.
Ana conta ainda que de todos os cursos que fez, o que aplicou de imediato foi o de fotografia. “Muito bom, simples e de fácil entendimento. Eu tinha muita dificuldade em fotografar meus produtos. Aí, seguindo as orientações, fiz um estúdio fotográfico em casa e agora fotografo todos os meus produtos e aprendi muito de redes sociais”, revela.
Parcerias
Para Patrícia Betenheuser, coordenadora do Liceu de Ofícios Criativos, os bons resultados só foram possíveis por causa dos mais de 50 mentores que acreditaram e acreditam no poder que a educação tem de transformar vidas. "Doaram tempo e conhecimento”, diz ela.
Da parceria entre o Liceu de Ofícios Criativos e a Universidade Positivo foi realizado um projeto de extensão institucional com mentorias para desenvolver soluções inovadoras para os artesãos que comercializam produtos nas feiras de artesanato de Curitiba, especialmente na Feira do Largo da Ordem. O programa foi lançado em agosto deste ano e ofereceu mentoria para cerca de 20 artesãos.
Outros dois programas também foram lançados: Conexões Criativas e Papo de Artesão. O Conexões Criativas, são vídeos produzidos nos ateliês dos artesãos, apresentando o processo criativo. Os vídeos são postados nas mídias sociais do Liceu e ocorrem em ocasiões especiais. O Papo de Artesão, lançado em setembro deste ano, acontece quinzenalmente e leva para as plataformas digitais discussões de temas do dia a dia de artesãos e criativos.
Fonte: PMC
Kommentare