“Não se trata só de uma ocupação manual, tem um fim mais nobre. Produzimos para uma pessoa que precisa. Também é uma maneira de manter contato com o Cati”, diz Adalgisa.
Foto: Divulgação
Cachecóis de tricô vão aquecer o inverno de pessoas em situação de rua em Curitiba. As peças são feitas por idosas do Centro de Atividades da Pessoa Idosa (Cati) Boqueirão que, durante o isolamento social, se tornaram voluntárias desta ação solidária.
Com as atividades do Cati temporariamente suspensas por causa do novo coronavírus, oito idosas aceitaram o convite da equipe do Centro. Dentro de casa, empunharam pares de agulhas e, ponto após ponto, estão transformando os fios de lã nos cachecóis que vão proteger das baixas temperaturas quem mais precisa.
A proposta surgiu de em uma conversa no grupo de WhatsApp dos frequentadores do Cati Boqueirão e quem sabia tricotar se animou imediatamente em participar. A equipe do Cati providenciou a primeira remessa de lã – devidamente higienizada, como mandam o protocolos destes dias pandêmicos – e levou o material na casa de cada uma das voluntárias.
Na primeira semana, as irmãs e também vizinhas Adalgisa Taeco Ohashi, 74 anos, e Lucia Ohashi, 72, fizeram cinco peças e estão animadas para produzir mais.
Ela e a irmã aprenderam a tricotar com a mãe. Faz cinco anos que frequentam o Cati Boqueirão, onde participam das aulas de ioga e do grupo de dança. Com a pandemia do covid-19, estão respeitando à risca as orientações do isolamento social.
União de esforços
A coordenadora do Cati Boqueirão, Sandra Lucia Borges Schneider, destaca que a ação, iniciada há uma semana, é resultado da união de esforços dentro de diferentes áreas da Fundação de Ação Social (FAS).
Por um lado, o Cati buscava alternativas para manter a mente e o corpo sãos dos idosos mesmo com as atividades na unidade temporariamente suspensas. De outro, a chegada do frio aumenta o número de pessoas vulneráveis atendidas pela FAS que precisam ser bem agasalhadas.
Doações
Para dar sequência no projeto, mais lã é necessária. Quem quiser doar lã para que as voluntárias continuem a tricotar, pode entrar em contato com o Cati Boqueirão pelo telefone (41) 3377-5753, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Também está em curso a Campanha do Agasalho 2020 – Abrace à Distância, para a doação de roupas, agasalhos, cobertores e calçados em bom estado que serão destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Saiba mais em abraceadistancia.com.br.
Fonte: PMC
Comentarios