“A cada 21 de setembro, nossa Prefeitura de Curitiba entrega as medalhas da Ordem da Luz dos Pinhais João Turin, neste memorial de Curitiba”, declarou o prefeito que lembrou que cada um dos homenageados aproxima a história da sua vida à da cidade de Curitiba.
Foto: Pedro Ribas/SMCS
O prefeito Rafael Greca concedeu, na noite desta terça-feira (21/9), a comenda Ordem da Luz dos Pinhais para 26 pessoas, em cerimônia realizada no Memorial de Curitiba. Criada em 2018, trata-se da máxima honraria municipal e representa o reconhecimento tanto de quem atua pelo desenvolvimento da capital quanto de quem trabalha pela promoção do bem comum em geral.
A relação de homenageados este ano está fortemente marcada pela atuação de diversos profissionais durante a pandemia de covid-19.
A medalha símbolo da comenda foi entregue a 22 homenageados – os demais a receberão posteriormente –, em evento que respeitou os protocolos de prevenção da covid-19. Os presentes mantiveram-se sentados e afastados, todos de máscara.
A medalha é inspirada na obra “Homem à Altura dos Pinheiros”, de João Turin, um dos mais importantes artistas da História do Paraná. A imagem remete ao homem vitruviano, símbolo do Renascimento, de Leonardo da Vinci.
A celebração foi no Salão Paranaguá, onde fica a Capela dos Fundadores de Curitiba, diante dos altares da primeira Igreja Matriz de Curitiba. No espaço está em cartaz a exposição “Debret 1822 – Independência do Brasil”.
O prefeito Rafael Greca acompanhou a cerimônia ao lado da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, e do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que estava com a esposa, Paula Mocellin Slaviero.
Aniversário
O prefeito lembrou que 21 de setembro é dia do aniversário do artista paranaense do Modernismo Brasileiro, João Turin.
“Neste recinto decorado com a exposição evocativa dos 200 anos da Independência do Brasil, memória de Pedro I, nosso libertador, e diante da imagem de Debret, cronista visual do nascimento da pátria, celebramos hoje o aniversário de João Turin, mentor do Movimento Paranista, vertente paranaense daquele que, em 1922, foi nominado Modernismo Brasileiro.”
“O cenário e o momento são para distinguir nossos homenageados como filhos da luz, membros da Ordem da Luz dos Pinhais, símbolo do bem que nós desejamos a Curitiba e ao Brasil”, afirmou.
Homenagens e música
Greca nominou os homenageados individualmente, destacando o seu papel como profissional, revelando o que cada um simboliza para a vida da cidade. Ele, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, entregaram as comendas.
Ao longo da cerimônia, de forma intercalada com a entrega da comenda aos 22 homenageados presentes, foram executados os hinos da Bandeira, da Independência, do Brasil e de Curitiba, e interpretadas modinhas e lundus, canções que eram tocadas no tempo do Império.
A interpretação coube aos integrantes do Coro da Camerata de Curitiba, aos músicos Ben Hurcionek (piano) e Zélia Brandão (flauta transversal) e aos cantores Paulo Mestre (contratenor) e Sidney Gomes (tenor)
A regente do Coro da Camerata, Mara Campos, foi uma das homenageadas da noite. Servidores de carreira, secretários, autoridades de importantes instituições de Curitiba e do Paraná, empresários, representantes da Igreja também estão entre os que receberam a comenda.
O procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, falou em nome dos homenageados. Ele destacou a importância do reconhecimento de cada um, “num gesto de criatividade, inteligência e sensibilidade”. No fim da solenidade, de modo informal e sem microfone, a primeira-dama Margarita Sansone manifestou seu agradecimento e sua emoção.
Acompanharam a cerimônia de entrega das medalhas os vereadores Pier Petruzziello e Serginho do Posto, as secretárias da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da Comunicação Social, Cinthia Amador Genguini, o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, o chefe de gabinete do prefeito, Cristiano Holtz, o assessor especial para Assuntos Políticos, Lucas Navarro de Souza, o diretor executivo do ICAC, Marino Junior, e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.
Fonte: PMC
Comments