“Não só os pacientes, os nossos profissionais também se sentem acolhidos e agraciados pelo Nariz Solidário”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Foto: Brenda Souza
A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) da Prefeitura de Curitiba prestou homenagem à Associação Nariz Solidário nesta sexta-feira (13/8), durante reunião do Conselho Curador. O projeto leva a linguagem do palhaço para a humanização de ambientes e pessoas de forma voluntária ao Hospital Municipal do Idoso desde 2017.
De lá para cá, o Nariz Solidário atendeu a mais de dez mil pessoas, entre funcionários e pacientes, em mais de 90 ações no hospital. Durante a pandemia, o projeto se adaptou. Por meio da tecnologia, as “visitas” foram mantidas à distância, graças a vídeos temáticos, desenvolvidos especialmente para o ambiente hospitalar.
Os vídeos são exibidos nos televisores dos postos de enfermagem e nos quartos das enfermarias. Segundo a enfermeira Micheli Ioris, do Setor de Educação Continuada do hospital, a parceria transmite, de forma lúdica, informações a respeito de risco de queda, higienização de mãos e descarte correto de resíduos no ambiente hospitalar, entre vários temas.
O coordenador da ONG, Eduardo Roosevelt, recebeu da secretária um certificado de reconhecimento aos trabalhos prestados pelo Nariz Solidário. Ele a presenteou com uma caneca da associação.
Segundo Roosevelt, a “palhaçaria” busca gerar conexões com um olhar atento aos idosos que considera necessidades e históricos de vida, além de abordagens com escuta adaptada para ressignificar a experiência hospitalar e proporcionar resgate de memórias afetivas da melhor fase de suas vidas.
Com a excelente receptividade que o projeto desperta tanto em pacientes quanto em funcionários, a Feas planeja ampliar a parceria para as demais unidades.
O Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) e o setor da Qualidade estudam ampliar a atuação do Nariz Solidário em ações educativas e de integração de recursos humanos.
A Feas é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Histórico
A Associação Nariz Solidário existe desde 2014 e já impactou mais de 50 mil pessoas em frentes de promoção ao voluntariado, promoção a arte e cultura, articulação em rede, desenvolvimento de artistas, realização de oficinas de empatia, encontros nacionais para desenvolvimento de lideranças de grupos parceiros e a criação de diversos eventos.
A ONG ainda atua no Hospital Infantil Waldemar Monastier (Campo Largo), no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.
Fonte: PMC
Comments