“Está difícil comprar, muitos estão passando por dificuldades e nem estamos saindo de casa, então este kit com alimentos vem em boa hora, principalmente as frutas e legumes”, resume Andressa Estela de Freitas, mãe da estudante Gabriela, 9 anos, matriculada no 5º ano da Escola Municipal Walter Hoerner, no bairro Mossunguê.
Foto: SMCS/Hully Paiva
O fornecimento de kits de alimentação às famílias de estudantes da rede municipal de ensino começou nesta segunda-feira (20/7) pelas regionais de Santa Felicidade e Boa Vista, totalizando mais de 21,6 mil entregas. Foram 15 mil kits para o Boa Vista e outros 6,6 mil em Santa Felicidade, referentes ao mês de julho.
As famílias também levaram para casa o material pedagógico complementar, preparado pelos professores com base nas videoaulas e entregue a cada 15 dias. Ao todo, são 140 mil matrículas na rede municipal de ensino.
“Preparamos as entregas com semanas de antecedência, para que não haja aglomeração e tudo esteja higienizado. Logo cedo colocamos os tapetes com desinfetante e organizamos os kits e materiais para as crianças”, conta a diretora da unidade, Jucélia Nogueira.
“E para o 1º ano temos uma novidade desta vez, a professora Mônica confeccionou máscaras para seus trinta estudantes. As máscaras vão ser entregues junto com as atividades complementares. Junto ela manda um bilhetinho sobre os cuidados que devemos ter com as máscaras”, completa a diretora.
A professora Lenara Portela, da turma do 3º ano, organizou desta vez kits pedagógicos com sementes de girassol. “O tema flores foi trabalhado nas videoaulas, então vamos dar continuidade com este material”, contou Lenara.
Ao retirar o kit pedagógico, a fisioterapeuta Daniela Ditzel, mãe do Pedro, 6 anos, disse que o menino está gostando de acmpanhar as videoaulas, mas sente falta da escola. "Ele gosta, mas não é a mesma coisa para as crianças, pois sentem falta dos amigos", comenta a mãe.
Organização
As famílias podem buscar os kits das 10h às 17h. O fornecimento é organizado por regional (veja o cronograma abaixo) e busca compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus.No momento da retirada, o responsável pela criança matriculada precisa apresentar o CPF ou a carteira de identidade. Também precisa ter o nome do estudante matriculado e nome da instituição de ensino, para que seja feita a conferência dos dados.
As entregas são realizadas em horário determinado conforme cronograma, evitando, assim, as aglomerações e atendendo as recomendações dos órgãos de saúde.
Para retirada do kit na unidade, o uso de máscaras é obrigatório, bem como o distanciamento social adequado deve ser respeitado.
Videoaulas
As videoaulas vão ao ar de segunda-feira a sábado, das 8h às 21h, pela TV Paraná Turismo 9.2 UHF e canal 4.2 em Curitiba (Rede Massa). As mesmas aulas ficam disponíveis no canal TV Escola Curitiba no YouTube.
As aulas presenciais estão suspensas até o dia 2 de agosto nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), mas essa data pode ser alterada conforme a evolução do quadro epidemiológico na cidade.
CEIs contratados
Também têm direito ao kit as crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo o fornecimento exclusivo para quem é atendido nas vagas do contrato de prestação de serviços com a Prefeitura. Nos CEIs, o fornecimento está programado para iniciar dia 22/7.
As famílias serão comunicadas pela direção das unidades em relação aos horários.
Cronograma por regional para escolas e CMEIs:
Dia 20/7 - famílias com estudantes matriculados nas unidades das regionais Boa Vista e Santa Felicidade.
Dia 21/7: Bairro Novo e Portão.
Dia 22/7: CIC e Matriz.
Dia 23/7: Tatuquara e Pinheirinho.
Dia 24/7: Boqueirão e Cajuru.
Cronograma para CEIs:
Dia 22/7: Boqueirão
Dia 23: Boqueirão e Boa Vista
Dia 24: Boa Vista
Dia 27: Santa Felicidade, Tatuquara e Portão
Dia 28: Bairro Novo e Pinheirinho
Dia 29: CIC
Dia 30: Cajuru
Dia 31: Matriz
Fonte: PMC
Comentarios