top of page

Eu sobrevivi

Vejamos relatos de pessoas que pegaram Covid e estão aqui para contar a história.




Pedro Fernando Cleonares Matsushita (55)


“A médica que me extubou perguntou se eu acreditava em milagres, e completou acredite, pois você é um milagre, não sei como você esta aqui nesse momento conversando comigo, devido a gravidade que era o meu caso.” Pedro Matsushita


“Em 18 de fevereiro, descobri que tinha Covid, devido a um teste de farmácia que fiz.


Procurei uns amigos médicos e me indicaram para ligar no tratamento médico online da Prefeitura, liguei, saliento que fui muito bem atendido, fizeram o meu cadastro e me passaram para um médico online. Ele me mandou ir para uma UPA.


Chegando na UPA, quase sem forças fiquei por la mesmo, pois todos os sintomas que eu tinha, indicavam que eu estava com Covid, sentia me fraco e com uma saturação muito baixa.


No dia seguinte, 19 de fevereiro, fui internado no Hospital Victória, fizeram todos os testes e medicação intravenosa. No Hospital, fui imediatamente para UTI, entubado e fiquei em coma por 4 dias e na UTI por 5.


Saindo da UTI fui para a sala vermelha, ficando com aparelhos em toda a parte do meu corpo e com o tempo meu corpo começou a responder bem. Fiquei nessa sala vermelha durante 5 dias e fui encaminhado para a sala de observação.


Recebi alta, perdi 15 quilos, estou fazendo fisioterapia respiratória, na primeira semana estou vendo resultado.


Sequelas ficaram muitas. Tanto físicas quanto psicológicas. A psicológicas foram: medo de dormir, fiquei afetado psicologicamente, fiquei muito emotivo. Sequelas físicas: Sinto falta de ar, taquicardia, estou recuperando a força.” Depoimento de Pedro Fernando Cleonares Matsushita



Renato Gasparim Jr (32)


“Em Agosto de 2020 fiz um teste de farmácia e o resultado deu positivo para Covid. Fiquei 7 dias em casa fazendo tratamento, não precisei nem ser Internado e nem ir para a UTI.


Me recuperei tomando Hidroxicloroquina, azitromicina, vitamina D e Zinco.


Acredito que o pulmão não esteja perfeito como era antes, mas estou bem e com o tratamento que tive em 3 dias já senti a melhora.” Depoimento de Renato Gasparim Junior











Nome: Sallorhan Santos (24)


“No final de novembro iniciaram os sintomas: falta de paladar e olfato e em 26 do mês fui fazer o exame na Unidade de Saúde (teste do cotonete).


Fiquei em tratamento por cinco dias, utilizando o famoso "protocolo covid e não foi necessário ir para a UTI. Fiz todo o meu tratamento em casa.


Hoje me sinto 100% recuperado, sem qualquer sequela, mas até uns 2 meses após o tratamento eu fiquei com alguma alteração nos sentidos de paladar e olfato, foram voltando gradativamente, hoje estão perfeitos.” Depoimento de Sallorhan Santos











Ricardo Ferreira Xavier (39)

“Faço parte do grupo de risco, tenho asma crônica.


Quando começou a onda de Covid, eu tomei todas as precauções.


Mesmo assim comecei a sentir calafrio, senti um pouco de febre, e liguei para ter um atendimento online, a médica escutou os meus sintomas e chegou à conclusão que eu estava com sintomas de Covid. Me receitou Paracetamol, Dipirona.


Quando não estava mais aguentando, com 39 de febre, sem olfato, paladar e muita dor no corpo, resolvi ir para o hospital.


Chegando, fui para a triagem, na sala de triagem passei mal, com uma saturação baixa, a medica me colocou no cateter de oxigênio e pediu para eu fazer o exame, por que eu estava com suspeita de covid. Imediatamente fui para outra sala, tomei medicação na veia, colocaram os eletrodos e o resultado do exame da covid saiu e deu positivo.


Devido eu estar com 85%¨dos pulmões tomados e o hospital não ter recursos, eu fui transferido, ficando 3 dias em tratamento da Covid.


Passaram alguns dias, eu piorei e fui para a UTI, ficando seis dias na UTI em estado grave.

Na UTI fiquei de lado, com respiração mecânica, mas com o tempo as coisas foram melhorando. Recebi alta da UTI e quando sai repensei e comecei a dar mais valor na minha vida. Antigamente eu me dedicava a casa e trabalho, hoje eu quero viver o hoje, pois não sei o amanhã.


Em 16 de maio de 2020 recebi alta do hospital, fui para casa, mas tive alguns acompanhamentos, com gastro, nutricionista, psicólogo e pneumologista.


Hoje estou com 100% do pulmão curado, porém continuo com a asma, não subo escada, não corro.” Depoimento de Ricardo Ferreira Xavier

Comments


bottom of page