Vitória!
Parabéns a Comunidade Surda...
Foi aprovado hoje, na câmara dos deputados o projeto 4909/2020 que reconhece a Educação Bilíngue de Surdos como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. ... os argumentos para quem acompanhou, foi aprendizado para vida. A cada discussão uma aula. A educação bilíngue tem importante papel na socialização e aprendizado de alunos Surdos; e consequentemente no fortalecimento da comunidade surda. Parabéns à todos envolvidos DIRETA e INDIRETAMENTE!! Texto extraído do perfil da Raquel Moreno (surda) .
Realmente temos que comemorar, porém a modalidade de ensino educação especial ainda é um dos grandes desafios da Educação brasileira, caminhamos a passos lentos quando se refere ao bilinguismo.
Como mãe de surdo e profissional especializada na área fico feliz sim pela aprovação, mas, ficarei mais feliz com a efetivação.
Avançamos muito, temos que valorizar nossas conquistas, mesmo não sendo ainda o ideal de inclusão que desejamos, avançamos sim, no quesito legislação, projetos, propostas de lei e leis.
Mas ... a efetivação?
A prática?
Infelizmente ainda é “utopia”.
... Qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político econômicas verdadeiramente comprometida com o bem estar da coletividade ( Dicionário Oxford languagens)
Não quero de forma nenhuma ser pessimista, só refletindo mesmo ...
Então vamos lá... pensem comigo:
a Lei nº 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, completou no último dia 24 de abril , 19 anos anos. ( https://www.gov.br)
É a segunda língua oficial brasileira certo?
Mas ainda a preferência na rede municipal, estadual e particular é ensinar inglês e espanhol nas unidades de ensino por todo o Brasil.
Então, mais que aprovação, é continuarmos lutando por efetividade, valorização da nossa língua, valorização dos intérpretes de LIBRAS e um senso atualizado desse público para realizar essas “ações “na prática de forma que contemplem o maior número possível de Surdos.
Elaine Marins:
Professora e Pedagoga na rede municipal de educação de Curitiba
Psicopedagoga e especialista em inclusão
Membro (articuladora) do Fórum Permanente de luta (PCD)
Delegada e Conselheira (eleita) de Cultura da regional CIC
Diretora de Ação Social no Movimento Por + elas na política
Presidente da AMT (Ação da Mulher Trabalhista) PDT diretório municipal.
Face : Elaine Marins
Insta : elainemarinsoficial
コメント