top of page

Educação, inclusão e Cidadania com Elaine Marins


Foto: Lidiane Cristine com seu filho Gabriel


Tudo bem com vocês?


Hoje eu trago um formato diferente de postagem ...


Como vocês sabem, trabalho à 10 anos na prefeitura de Curitiba na área da educação, sempre envolvida de forma direta ou indireta com a inclusão.


E no nosso dia a dia conhecemos muitas colegas de trabalho e normalmente nos identificamos logo por nossas experiências em sala de aula.


Mas nesse caso , essa identificação de amizade foi de mãe para mãe, a Lidiane Cristine além de colega de trabalho , acabou de ter um filho lindo o Gabriel que é de inclusão, assim como os meus.


O que nos une mais ainda.

Pensando na importância de divulgarmos informações sobre as diversas áreas da inclusão trago esse relato lindo de amor e superação diária.


O Gabriel hoje com 7 meses de idade cronológica, prematuro de 29 semanas , apresentou hemorragia grau IV, com hidrocefalia, derivação ventriculoperitoneal e craniostenose.


Segue relato:

Eu já tenho, do meu casamento anterior, o vicenzo, de 10 anos e o Benício, de 3... quando me casei com o Jr conversamos sobre ter um bebê e uns meses depois já estávamos grávidos! Tudo correu super bem durante a gestação, exames todos feitos e normais, até chegar na 28 semana, comecei com contrações... Fiquei 4 dias internada com medicações para tentar inibir o parto, mas não teve jeito... completando 29 semanas, nosso pequeno, dia 15/06, veio ao mundo, depois de uma cesárea de emergência....

Medindo 34 cm e pesando 1,400kg


Eu não o vi, pois logo que nasceu lá o levaram para outra sala onde o intubaram, seguindo pra UTI neonatal...


Dois dias recebi alta e começou nossa vida "casa/UTI" três vezes por dia.... acompanhando a evolução do Gabriel na incubadora com 15 dias de nascido, recebemos a notícia que a princípio nos tirou o chão: Gabriel teve uma hemorragia intraventricular grau 4 (a mais severa em escala) e com isso, hidrocefalia obstrutiva devido a prematuridade extrema....


Inciou se então procedimentos para aliviar a pressão intracraniana, exames semanais para acompanhar a evolução da hidro, necessitando realizar punções pela fontanela, para retirada do excesso de líquor até que o Gabriel tivesse peso e tamanho suficiente para a colocação da DVP (válvula)


O que aconteceu dia 26 de agosto, foi transferido da maternidade Curitiba para o Angelina caron

Recebeu alta dia 29/08 e então começou nosso trabalho para amenizar possíveis sequelas e ajuda lo a ter uma melhor qualidade de vida visto seu diagnóstico.


Gabriel realiza sessões de terapia três vezes por semana.... Faz acompanhamento com neuropediatra, neurocirurgião, fonoaudióloga, pediatra, osteopata, oftalmologista

Devido a hemorragia, ele tem estrabismo. Faz acompanhamento com fisioterapeuta realizando exercícios ortopticos para auxiliar neste caso....


Recentemente descobrimos que as suturas do crânio fecharam precocemente, desencadeando uma escafocefalia, sendo necessária uma Cirurgia para remodelar o crânio, prevista para mês que vem.


Ele TB tem hipertonia muscular, trabalhado nas fisioterapias com exercícios específicos .


Tudo devido à leucomalacia (lesões deixadas pela hemorragia) .


Mesmo com todos esses diagnósticos, o Gabriel eh uma criança alegre, sorridente....graças a Deus essas intercorrências estão controladas e nunca necessitou de atendimento de emergência desde que deixou o hospital após a cirurgia...o que nos deixa feliz e aliviados, pois sabemos que isso poderia acontecer e com certa frequência...mas aqui saímos com ele apenas para as consultas de rotina mesmo.


Em relação as sequelas, tanto motora quanto cognitiva, sabemos que elas serão inevitáveis, devido ao tamanho da hemorragia e suas lesões, mas não ficamos pensando nisto agora.


Seguimos fazendo nosso melhor para ameniza-las e deixar o tempo ir nos mostrando.

... Lidi , agradeço sua disposição em abrir sua história com o Gabriel, relatar apesar de pouco tempo , suas experiências como mãe de inclusão, mas principalmente de deixar essa força e determinação demonstrada por seu amor .


Que outras mães possam se encorajar e ir atrás de todos os atendimentos especializados, mas principalmente atrás dos direitos à inclusão e qualidade de vida dos nossos filhos!


#Mães de inclusão # Por uma Curitiba mais inclusiva # Juntas !

Grande abraço!

Elaine Marins


Pedagoga

Psicopedagoga

Especialista em inclusão


Face: Elaine Marins


Insta : elainemarinsoficial


113 visualizações0 comentário
bottom of page