top of page

Dia dos Professores

Parabéns nessa data e em todas as outras, pois o Dia de vocês não é só 15 de outubro e sim todos os dias do ano.

Vocês, professores que escolheram essa profissão, escolheram ensinar e fazer com que surjam novos cidadão, com ética, moral e dignidade.

Professores, que mesmo sabendo das dificuldades, enfrentam diariamente a educação caótica que estamos vivendo.

Vocês sim são os verdadeiros guerreiros.


“Poderia citar inúmeros professores que fizeram parte da jornada de minha educação, desde a Professora Jô (pré) até o Professor Bortolo Valle (meu orientador na graduação).


Todos foram fundamentais para que eu me tornasse o profissional que sou e que também desejasse me tornar um professor.


Mas resolvi falar sobre <la maestra Adri>.

Durante o ensino médio fiz o curso de Espanhol, em COLÉGIO PÚBLICO, no contraturno, onde conheci a professora Adri.


ELA ME ENSINOU USANDO A ARTE... Música, dança e a cultura dos países de língua espanhola, foram o grande caminho que ela escolheu para nos proporcionar uma EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA.


Em 2005, participamos do extinto FERA (Festival de Arte da Rede Estudantil do Paraná) e lá estava ela. Adri deixou de lado toda a sua rotina, para cuidar de nós, como filhos, durante uma semana inteira.


Muito do que você me ensinou, permanece fixado dentro de mim e sei que devo isso tudo à MARAVILHOSA professora que foi para mim, como tem sido para centenas de jovens. Você tem uma didática impecável.


Educar é O SEU GRANDE DOM e você tem transformado a sociedade com ele.

Maestra Adri <te quiero mucho maestra. Estoy muy agradecido de tenerte en la historia de mi vida y mi educación>”


Depoimento de diowlemes



“Sou Adriane Figueiredo Mengue Prendin e há 18 anos Professora de Língua Portuguesa e Espanhola.


No início resolvi fazer a faculdade de Letras porque gostava muito de ler e escrever, mas a formação acadêmica me levou as salas de aula e hoje eu não consigo me ver fazendo outra coisa, amo demais o que faço.


Quanto a educação nos tempos atuais, penso que a cada dia enfrentamos um novo desafio. Com tantos atrativos na Internet, Redes Sociais, Jogos, etc... despertar nos alunos o gosto pelos estudos está cada vez mais difícil. O professor precisa se reinventar a todo momento, pois o aprendizado precisa fazer algum sentido na vida do aluno, encontrar esse ponto de equilíbrio tem sido a busca incessante dos educadores.


O mundo mudou e com ele as relações sociais, pessoais, familiares, econômicas, educacionais e tecnológicas também mudaram. Estamos vivendo na Sociedade do pensamento acelerado, onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo, reflexivo, íntegro e autônomo.


Neste mundo globalizado, aonde a comunicação é rápida, e o volume de informações é exagerado, a escola precisa estar atentas às habilidades sociais e aos valores: respeito, conviver com as diferenças, interação... penso que devemos estimular a solidariedade e cultura da paz, treinar a empatia pode ser um grande diferencial na vida dos adolescentes.”

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page