top of page

Dia dos Professores

Parabéns nessa data e em todas as outras, pois o Dia de vocês não é só 15 de outubro e sim todos os dias do ano.

Vocês, professores que escolheram essa profissão, escolheram ensinar e fazer com que surjam novos cidadão, com ética, moral e dignidade.

Professores, que mesmo sabendo das dificuldades, enfrentam diariamente a educação caótica que estamos vivendo.

Vocês sim são os verdadeiros guerreiros.


Foto: Parte da turma de Física da Professora Fabiana Oliveira.


“A Professora Fabiana Oliveira marcou, pois ela dava aula no ensino de jovens e adultos, no Potty Lazzarotto, Colégio onde tem que ter muita empatia com os alunos, inteligência emocional e resiliência, pois são pessoas que por algum motivo não puderam frequentar o Ensino Regular e Normal durante a infância e adolescência. Então, cada pessoa já adulta com seus problemas pessoais precisam se deparar com professores humanizados e não apenas competentes, com mestrado e doutorado. E acreditar que os adultos ali, de 18, 25, 30, 40, 50, 70 anos ainda podem sonhar em concluir seus estudos e sim iniciar ou não uma carreira. Eu via muito isso na Professora Fabiana, o quanto ela acreditava nos alunos e incentivava a crescer e não apenas concluir o tão esperado Ensino Médio. Ela sempre era além de professora, uma conselheira e amiga, e com um olhar tão humano com cada pessoa e situação que víamos dentro da sala de aula: de jovens com vícios, pessoas sem esperança, sem perspectivas. Ela até doava dignidade aos alunos. Eu via cada coisa desumana. Tem sim bons mestres e professores, mas infelizmente não são todos heróis, uns cumprem só a obrigação e outros vão além. Amo e admiro muito a Professora Fabiana de Física.

Eu não entendia nada de Física, nunca vi , pois não tive quase nada de contato com Ensino Regular. Passei com notas boas e amando Física e até hoje estudo de forma autodidata e para conhecimento próprio, por causa dessa inspiração de profissional e humana.

Me lembro que fui até o setor de Física e conversei com ela: -Professora, não entendi nada de Física, como posso resolver minha situação? E ela disse: - falta só um módulo e já termina. Foi super humana, e eu falei: - posso fazer tudo do início essa matéria, mas com você? Ela disse: - mas, não precisa! E eu: - mas quero! E fiz tudo de novo e valeu muito a pena.” Depoimento Monica Ribeiro Machado

Comments


bottom of page