“Entrevistamos e fotografamos cada uma delas com o objetivo de mostrar, a partir da história de cada uma delas, a voz de tantas outras nas nossas comunidades no dia a dia de Curitiba.”, contou a chefe do Núcleo da Secretaria Municipal da Educação na Regional Cajuru, Marta Regina Cambrussi de Lima
Foto: Divulgação
O Dia Internacional da Mulher foi celebrado nesta segunda-feira (8/3) com várias ações pelos bairros adaptadas para um período que ainda exige isolamento social por causa da pandemia da covid-19. As homenagens ganharam formatos on-line, destacaram nomes locais e ênfase à solidariedade e aos direitos das mulheres.
Nas regionais Cajuru e CIC, exposições estamparam o nome de mulheres da região para representar as lutas diárias do mundo feminino.
Na Rua da Cidadania do Cajuru, o projeto iniciado hoje mistura imagens de pioneiras em suas áreas, como a piloto Amélia Earhart, com fotos de mulheres que atuam em diferentes áreas da Prefeitura, como a guarda municipal Jaciane Honório Faria, a auxiliar de serviços gerais Adriana Maria Fraitão, a cobradora de ônibus Lucília Marins da Silva e professora Zoraida Garcia Labadie (homenageada póstuma, falecida em 2019).
A chefe do Núcleo da Secretaria Municipal da Educação na Regional Cajuru, Marta Regina Cambrussi de Lima, explica que o tempo da exposição será maior para que as pessoas possam visitar sem aglomeração.
Na sede da Regional CIC, a homenagem foi um painel decorado com o nome de mulheres e uma exposição de peças em material reciclável artista plástico João Pedro Gaspar, ambos com o tema “Mulheres Guerreiras” no bairro.
Já o Centro Cultural Multiuso do bairro, uma corrente de corações ganhou os nomes de mulheres da Vila Nossa Senhora da Luz, primeiro conjunto habitacional do país.
Solidariedade
Na região central, o Núcleo Regional da Fundação de Ação Social (FAS) da Matriz antecipou as celebrações do Dia da Mulher na última sexta-feira (5/3) incentivando a solidariedade. O grupo de torcedoras do Paraná Clube, Gralhas da Vila, doou à Casa de Passagem para Mulheres e LBT, no Rebouças, kits de higiene pessoal e utensílios de beleza que serão utilizados em atividades de apoio à autoestima.
Durante esta semana, voluntários do Mesa Solidária Plínio Tourinho vão enfeitar o local para oferecer uma refeição especial ao Dia da Mulher, com entrega de kit de higiene para todos. A FAS vai orientar as mulheres sobre a rede de apoio ofertada a elas.
Na quinta-feira (11/3), o cardápio será especial, com parceria do Restaurante Madalosso, que além de celebrar a data, vai iniciar uma ação mensal com o Mesa Solidária.
Eventos on-line
Hoje, mulheres atendidas nos Cras e Creas das Regionais Boqueirão, CIC e Santa Felicidade estão recebendo diversas homenagens preparadas pelas equipes. Parte das ações é on-line, para manter o distanciamento social. Quem precisa do atendimento presencial, é recebido com carinho extra.
Na Regional Santa Felicidade, as homenagens vão desde a entrega de mudas de plantas ornamentais, lembranças artesanais, material informativo e mensagens eletrônicas via WhatsApp.
No Boqueirão, há entrega de flores artesanais e de informações sobre os direitos da mulher e contra a violência. As mulheres atendidas vão receber mensagens via redes socais celebrando a data.
Na CIC, as idosas atendidas pelo Cras Barigui vão receber, on-line, vídeos que relembram a história da criação do Dia da Mulher e sua própria trajetória.
Saúde e carinho
As idosas acima de 80 anos que foram se vacinar pela manhã na Rua da Cidadania do Tatuquara foram recebidas com flores. A homenagem reforçou os cuidados com a saúde: além da rosas, entregues para quem foi se imunizar e para quem estava lá a trabalho, as mulheres ganharam máscaras descartáveis e um folder com recomendações de prevenção ao novo coronavírus.
Fonte: PMC
Comments