Decreto altera regra de permanência de clientes em bares, restaurantes e lanchonetes
- Jornal do Juvevê
- 25 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Nos restaurantes, lanchonetes e bares, deve ser observado o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as mesas, em todas as direções, sendo vedada a permanência de pessoas em pé em lounges, corredores, camarotes ou qualquer outro local do estabelecimento.

Foto: Google
Com melhora na pontuação dos indicadores, Curitiba mantém bandeira amarela de alerta contra a covid-19 e altera regra de permanência de clientes em estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes. A pontuação nesta semana ficou em 1,81, enquanto na semana passada estava 1,85.
Para aprimorar o controle da pandemia, a nova regra proíbe a permanência de clientes em pé nos bares, restaurantes e lanchonetes. Essa medida foi adotada porque, durante as fiscalizações da semana, foram identificadas aglomerações de pessoas em pé dentro dos estabelecimentos. Também deve ser observado o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as mesas, em todas as direções.
A nova regra estará no Decreto Municipal 1.385, que será publicado ainda nesta quarta-feira (25/8). O decreto começa a valer a partir da publicação.
Análise do cenário
Durante a reunião do Comitê de Técnica e Ética Médica foram analisados os dados epidemiológicos da semana de 17 a 24 de agosto.
O indicador que melhorou a pontuação foi o número de pacientes positivos para covid-19 internados em leitos clínicos, que na semana anterior estava em 1,18 e agora passou para 0,98. Essa redução mostra que, embora o número de casos tenha subido, o número de pacientes que necessitam de internamentos não cresce na mesma velocidade.
A taxa de retransmissão (RT), que indica o número de contaminados por cada pessoa na fase ativa da doença, também caiu, ficou em 0,96, abaixo de 1, o que significa desaceleração da pandemia. Na semana anterior a taxa era 1,05.
A capacidade de resposta do sistema hospitalar, taxa de maior peso na pontuação da bandeira, segue em estabilidade. Mesmo com a retomada de procedimentos cirúrgicos eletivos e atendimentos hospitalares de outras condições de saúde, Curitiba mantém nesta quarta-feira a taxa de ocupação dos 390 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 em 76%.
Fonte: PMC
Comments