Sem raça definida (SRD), Akita, Beagle, Basset Hound e várias outras raças de cães que tem por ai, mas não importa qual é a raça, o que importa é o amor que você da para o seu amigo.
Porém não é só amor e sim cuidados, levar ao veterinário, pet shop, castrar, vacinar e sempre ficar de olho em alguma atitude suspeita. Se ele está comendo, urinando diferente do habitual é bom tomar as devidas atenções.
Este é o cachorro que você tem em casa, que você cuida e os de rua, será que tem os mesmos cuidados?
A Prefeitura de Curitiba tem vários
Foto: Rede de Proteção Animal
trabalhos em prol dos cães de ruas, vejamos alguns:
A Rede de Proteção Animal tem por objetivo manter a saúde dos animais, buscar o maior equilíbrio nas referidas populações, diminuindo o índice de abandono e maus tratos. Criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais. Fomentar ações para a adoção responsável de animais abandonados na cidade.
A partir do mês de março, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba passa a exigir fotos e informações dos animais resgatados e disponíveis para adoção na cidade. Outra novidade é a possibilidade de anunciar pets encontrados e perdidos na cidade.
O site traz também um painel atualizado em tempo real do número de castrações viabilizadas pela Rede de Proteção Animal no ano corrente, buscando instituir maior transparência ao referido programa.
A parceria da Rede de Proteção Animal com as ONGs e protetoras de animais foi reforçada em 2019 com a implantação do Banco de Ração que já distribuiu 350 mil refeições (ou 105 toneladas de ração) a nove ONGs e 145 Protetores de Animais cadastrados no programa.
O Banco foi instituído pela Lei Municipal 15.449 e regulamentada pelo Decreto 1.226/2019, que autorizou o recebimento dos insumos de estabelecimentos comerciais e industriais, apreensões e doações.
Um novo site, com ferramentas mais modernas para cadastro e inscrição para os eventos de castração foi outra grande conquista. A castração gratuita chegou a 60 mil atendimentos a cães e gatos desde que o programa foi iniciado.
A Rede de Proteção Animal reforça a atenção e os cuidados que os tutores devem tomar ao levar os animais para os procedimentos:
Ir sozinho com seus animais ou com, no máximo, um acompanhante.
Evitar aglomerações e manter as medidas de higiene.
Usar mascara corretamente.
Se apresentar sintomas de infecções respiratórias, peça para outra pessoa levar o animal ou cancele o atendimento.
Quanto aos animais, eles têm que estar saudáveis.
Ter entre 5 meses e 8 anos, para a castração.
Devem ser levados dentro de uma caixa de transporte ou com as guias e cobertor para receber o animal depois da cirurgia.
Para castrar o seu animal efetue cadastro no site: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br
Os critérios para participar do programa incluem pessoas que possuem cadastro no Armazém da Família ou protetores de animais.
Fonte: Redação
Comments