top of page

Câmara capacita sobre como atender e receber bem as pessoas com deficiência

Atividade é aberta ao público e terá participação de três especialistas, que vão dar dicas de comportamentos inclusivos.


Arte: Emily Curbani/CMC


A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, no próximo dia 21, a partir das 9h, três especialistas na área da pessoa com deficiência. As profissionais vão ministrar a capacitação “Sensibiliza - como atender e receber bem as pessoas com deficiência”. O formato do evento será híbrido, com restrição de público no local devido aos protocolos sanitários, e transmissão pelas mídias sociais da CMC. A iniciativa é da Escola do Legislativo, em parceria com a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Participarão do evento Elyse Matos, que é advogada, mestre em Direito e coordenadora do movimento Capricha na Inclusão; Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, psicóloga e diretora do departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba; e Tayene Coelho, graduada em Turismo, especialista em Gestão Pública e mestre em Turismo Acessível. A mediação será do Carlos Barbosa, gestor da Escola do Legislativo.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência.


Quando estamos frente a uma pessoa com deficiência, podemos nos comportar de maneira a contribuir para sua inclusão social ou, negativamente, reforçar ainda mais sua exclusão, muitas vezes sem perceber. É com base nestes princípios que a capacitação vai orientar e esclarecer dúvidas sobre as melhores formas de interagir e recepcionar as pessoas com deficiência.

Segundo o gestor da Escola do Legislativo, o objetivo da atividade é, como o próprio nome resume, sensibilizar o público sobre as pessoas com deficiência. “O Sensibiliza terá como foco os servidores da CMC, especialmente os que atendem ao público nos gabinetes e nas recepções. No entanto, a ideia é mobilizar o maior número de pessoas possível, seja dentro ou fora da instituição”.

"A causa da pessoa com deficiência deve ser uma causa de todos nós. Pensar a inclusão de forma verdadeira não é um favor a pessoa com deficiência, mas sim um privilégio para as pessoas típicas. Estamos falando de cidadãos com direitos, como todos, e que merecem e devem ser tratados com respeito e dignidade. A ideia desta capacitação é justamente sensibilizar e orientar o público de como ter um comportamento livre de preconceitos, entendendo a necessidade de cada um e promovendo assim a verdadeira inclusão", explicou o vereador Pier Petruzziello, presidente da Comissão de Acessibilidade da CMC.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/SENSIBILIZA ou na página da Escola do Legislativo, no site da CMC. A inscrição não é obrigatória, mas quem fizer receberá um material de apoio com dicas sobre comportamentos inclusivos.

Fonte: CMC

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page