A lista de cada regional reúne 30 propostas. O curitibano pode votar em quantas regionais quiser, desde que escolha até cinco propostas para cada uma delas.
Começou na manhã desta segunda-feira (26/7) mais uma fase do Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura. Todo cidadão poderá participar votando pela internet ou usando formulários em papel que estão disponíveis nas dez administrações regionais de Curitiba (Ruas da Cidadania).
Cada morador poderá votar em uma ou em até cinco opções para cada regional. O sistema não aceita o voto em mais de cinco alternativas. Quem votar em formulário de papel e escolher mais do que cinco possibilidades terá a ficha invalidada.
As 300 propostas das dez regionais de Curitiba são resultado da análise prévia dos técnicos da Prefeitura de Curitiba, sob a coordenação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Juntos, os servidores envolvidos identificam as ações e entregas viáveis de execução em um ano, e que beneficiem o maior número de pessoas. O resultado da votação integrará a Lei Orçamentária Anual (LOA) para execução em 2022.
As propostas foram extraídas de milhares de demandas apresentadas pelos 22,6 mil cidadãos que participaram da etapa anterior. Mesmo aqueles que não apresentaram sugestões antes, poderão participar nesta nova fase.
A análise identifica, em muitos casos, situações que são rotina que podem ser executadas facilmente, independentemente da LOA do ano seguinte. Por outro lado, existem propostas que não são viáveis por alguma razão técnica, legal ou financeira. As respostas a todas as demandas que não entram em votação nesta fase são respondidas pelo site e divulgadas em edital nas Ruas da Cidadania.
De olho no prazo
A equipe técnica faz um alerta aos interessados, pois o prazo para a escolha é diferente, conforme a forma de votação escolhida. Quem fizer pela internet tem prazo até meia-noite do dia 8 de agosto. Aqueles que optarem pelo preenchimento do formulário precisam devolver o documento preenchido até o dia 1º de agosto. O prazo não será prorrogado.
A diferença de datas se deve ao fato de que as informações de todos os formulários serão transferidas para o sistema, o que requer um prazo maior. A expectativa do Imap é fechar as dez prioridades de cada regional até o dia 12 de agosto.
Esta será a primeira vez que em vez de cinco prioridades por regional, serão dez, totalizando 100 prioridades na LOA, escolhidas diretamente pela população.
ODS O Fala Curitiba faz parte do esforço de Curitiba para o atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Os objetivos 10 e 11 compreendem respectivamente empoderar e promover a inclusão social, econômica e política; e propiciar a melhoria do planejamento e gestão de forma participativa e inclusiva.
Fonte: PMC
Comentários