Os esforços de zeladoria urbana fazem com que a estrutura da cidade fique em melhores condições de uso, trazendo mais qualidade, segurança à população e mantendo o bom ambiente da capital.
Foto: Levy Ferreira/ SMCS
O trabalho da Zeladoria Municipal é realizado principalmente pelas equipes (próprias ou contratadas) das secretarias do Meio Ambiente, de Obras Públicas e do Governo Municipal (por meio dos distritos de manutenção).
Graças ao trabalho diário das equipes da Prefeitura, roçadas, tapa-buracos, manutenção da estrutura de água da chuva e dos pontos de iluminação pública deixam a estrutura da cidade em boas condições de uso e evitam transtornos para população.
Manutenção nas ruas
O tapa-buraco, necessário em ruas com pavimento mais antigo, foi feito em 11,1 mil quilômetros. As vias mais antigas precisam desse trabalho repetidas vezes e Curitiba tem cerca de 4,5 mil quilômetros de ruas.
Tudo limpo, Curitiba
Serviços de roçada foram feitos em 804,6 km² de áreas (parques, canteiros, praças, ruas). Com isso, sumiu o mato alto que tanto deixava a cidade feia e trazia insegurança às áreas públicas.
Combate às enchentes
O trabalho feito na estrutura de microdrenagem, que faz escoar as águas das chuvas, chegou a 638.464 metros em ações como limpeza de galerias e bocas de lobo. Já o desassoreamento de córregos, rios e canais com remoção de entulho e lixo alcançou 10,4 mil toneladas em quatro anos. Trata-se de um trabalho fundamental para evitar alagamentos nas ruas em dias de chuva.
Iluminação eficiente
Na área de iluminação pública, a Prefeitura fez melhorias e manutenção nos pontos do sistema em ruas, ciclovias, parques e praças espalhados pela cidade. O trabalho realizado, como substituição de lâmpadas queimadas ou luminárias danificadas, chegou a 317.748 pontos de luz.
Além desse trabalho de zeladoria, a área de iluminação está sendo melhorada com a modernização do sistema. Até agosto, foram substituídos 31.132 pontos de iluminação por lâmpadas de LED (mais modernas e eficientes), número que deverá chegar até o final do ano a 60 mil, troca que chegará com isso a 37% do total de 160 mil pontos de iluminação da cidade.
Limpeza Pública
- Mais de 81 mil toneladas de Lixo Que Não É Lixo + Câmbio Verde recolhidas. - 103 pontos do Câmbio Verde em funcionamento. - 1.787 toneladas de lixo retiradas da Vila 29 de Outubro em mutirões de limpeza. - Coleta de mais de 340 mil toneladas de entulho vegetal e de construção na cidade. - Mais de 10 mil toneladas de entulhos retirados dos rios da cidade. - 16 ecopontos para descarte de inservíveis e recicláveis para coibir o despejo irregular de materiais em rios e áreas de preservação.
Fonte: PMC
Comments