top of page

Curitiba vacina pessoas com deficiência permanente na segunda-feira


Foto: Luiz Costa/SMCS

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Curitiba já avançou para pessoas com 30 anos ou mais com comorbidades, professores, gestantes e puérperas. E, nesta segunda-feira (24/5), tem início a vacinação de pessoas com deficiência permanente sem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


O novo grupo prioritário – pessoa com deficiência permanente - será imunizado por idade, do mais velho para o mais novo, iniciando por 59 a 55 anos, avançando gradativamente conforme as doses de vacinas forem sendo enviadas à cidade. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba estima vacinar cerca de 31 mil pessoas deste grupo.


As pessoas com deficiência com Benefício de Prestação Continuada já foram contempladas na primeira etapa do grupo de comorbidades. As demais, que não atendiam ao critério socioeconômico estabelecido pelo Ministério da Saúde, seriam vacinadas na sequência do grupo de comorbidades, mas agora serão atendidas antecipadamente.


“Sem prejuízo aos demais grupos que estão sendo vacinados, Curitiba atenderá simultaneamente também essa população, pois entendemos que as pessoas com deficiência permanente dependem muito do contato físico, assim estão muito expostas à contaminação”, explica Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.


Critérios para vacinação das pessoas com deficiência permanente

Além de seguir a faixa etária anunciada pela Prefeitura de Curitiba, para receber a primeira dose do imunizante nos pontos de vacinação da cidade, a pessoa com deficiência precisará apresentar qualquer um dos documentos abaixo, além de um comprovante de residência de Curitiba.


1- Cartão-transporte da Urbs de isento para Pessoa Com Deficiência Permanente (identificado com a letra I no canto superior).


2 - Identidade emitida a partir de 2019 com a indicação “Pessoa com Deficiência”.


3 - Declaração médica disponibilizada no portal do CRM-PR, emitida pelo médico que o/a acompanha, com a indicação da deficiência permanente.


4 - Pessoa com deficiência permanente acompanhada pelas Unidades de Saúde de Curitiba receberão uma mensagem pelo aplicativo do Saúde Já avisando que poderão ser vacinadas.


Neste caso, é só conferir o cronograma da idade e comparecer a um dos locais de vacinação com o documento de identificação e comprovante de endereço de Curitiba.


5 - Pessoa com deficiência acamada: um familiar ou responsável deverá fazer contato com a unidade de saúde de referência para solicitar a vacinação em casa.


A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba orienta que em qualquer um dos casos é necessário apresentar o comprovante de residência com endereço de Curitiba.


Fonte: PMC

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page