Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.
Foto: Luiz costa /SMCS
Curitiba pleiteia a coordenação da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, a Rebrace.
Atualmente, a coordenadora é Vitória, no Estado do Espírito Santo. A sucessora deve ser escolhida no final deste mês de junho, durante uma votação envolvendo as demais cidades educadoras.
São 21 membros da rede e a coordenadora é responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no país.
“Nossa Curitiba é cidade educadora por vocação. Nunca uma cidade está pronta, mas temos muitas potencialidades, temos inovação. Na pandemia garantimos o direito à educação, superamos dificuldades com programas como o Linhas do Conhecimento, o Fala Curitiba, que permitem a todos plena participação cidadã”, pontua a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Na prática, a adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os seus habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.
Responsabilidade
O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.
Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local. O movimento surgiu em Barcelona, na Espanha.
Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.
Fonte: PMC
Comments