A cidade de Tigre tem cerca de 463 mil habitantes e está entre os 10 maiores municípios argentinos em população. A Grande Buenos Aires tem 24 municípios conurbados à capital argentina e responde por 48% do Produto Interno Bruto (PIB) do país vizinho.
Representantes da cidade de Tigre, na Região Metropolitana de Buenos Aires, e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realizaram, nesta quinta-feira (4/3), uma reunião virtual com vistas à cooperação técnica na área do planejamento.
Localizado no delta do Rio Tigre, com maior parte em área insular, o município argentino busca em Curitiba suporte ao plano de desenvolvimento urbano, ambiental e produtivo que tem em curso. As metas definidas em Tigre levam em conta as mudanças climáticas, a inclusão social e a mobilidade regional. Outro ponto de atenção são ações demandadas durante a pandemia e que implicam em novas orientações urbanas, como a implantação de novas centralidades, favorecimento à caminhabilidade, descentralização dos serviços de saúde, acessibilidade à terceira idade e investimentos em serviços básicos de educação, saúde, moradia, abastecimento de alimentos e produção.
Troca de experiências
O arquiteto e urbanista da Prefeitura de Tigre, Marcelo Lorelli, apresentou dados gerais da cidade e do projeto de desenvolvimento. Com base nas ações propostas para Tigre e na experiência de Curitiba, a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, destacou os projetos estruturantes em curso, Inter 2 e Leste-Oeste, de evolução do Transporte e intervenção socioambiental do Bairro Novo do Caximba.
Levando em conta as características da cidade argentina e o que foi apresentado, Liana considera mobilidade, as conexões com áreas verdes e as ligações entre bairros são pontos importantes de melhoria a serem considerados.
Participantes
Da parte de Tigre, também participaram da reunião por videoconferência, a vereadora e arquiteta Gladys Pollan, que ressaltou a importância do trabalho por uma cidade ordenada e inclusiva no cenário pós-pandemia, Octavio La Croce, da representação diplomática. A reunião foi acompanhada pelo o cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta e o vice-consul, Sebastian Bertuzzi. Completaram a equipe de técnicos, a arquiteta Danielle Moraes, do Ippuc e Luiza Lenardt Quadrado, da Assessoria de Relações Internacionais (Arin), da Prefeitura.
Os urbanistas de Curitiba e Tigre farão nova reunião de alinhamento para verificar as demandas e projetos compatíveis em data a ser definida.
Fonte: PMC
Comments