A estimativa é vacinar 53 mil pessoas com a primeira dose neste sábado. Com o grande público, o atendimento será reforçado e o horário ampliado. Serão 43 pontos de vacinação abertos das 8h às 20h – habitualmente funcionam até às 17h (lista abaixo). Na Unidade de Saúde Caximba o atendimento será apenas até às 14 horas.
Foto: Luiz Costa/SMCS
Com a chegada de nova remessa de imunizantes anticovid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará um grande mutirão de aplicação de primeira dose neste sábado (21/8). Serão atendidas pessoas nascidas no segundo semestre de 1996 e em todos os meses de 1997 e 1998. Gestantes e puérperas (que deram à luz até 45 dias atrás) também serão atendidas.
Para evitar aglomerações e filas, a vacinação acontecerá por semestre de nascimento: os nascidos no primeiro semestre de 1997 e 1998 deverão buscar os pontos de vacinação pela manhã (8 às 13h) e o nascidos no segundo semestre de 1996, 1997 e 1998 no período da tarde (13 às 20h). Apenas na Unidade de Saúde Caximba o atendimento será apenas até às 14 horas.
Com essa ampliação, Curitiba inicia vacinação de pessoas com 22 anos.
“Pedimos para os jovens que serão vacinados neste sábado que sigam essa divisão por horários e que façam o cadastro prévio no Saúde Já. Essas duas ações agilizam a vacinação”, orienta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Outra orientação da SMS é para que os grupos deem preferência para os pontos de vacinação menos centrais, para distribuir o atendimento entre os 43 pontos que estarão vacinando e evitar filas.
Mutirão
A ampliação será feita com o lote de imunizantes que deverá ser entregue pela Secretaria de Estado da Saúde até o final do dia desta sexta-feira (20/8). A convocação de novo público e para repescagem dependem de avaliação de estoque.
Curitiba tem grande capacidade de vacinar, tendo vacina nossa equipe está pronta para aplicar. Já aplicamos mais de 34 mil doses em um dia, agora nossa meta é 53 mil e, assim, seguiremos até imunizar todos os moradores da cidade”, disse Márcia.
Segunda dose
Neste sábado não haverá aplicação de segunda dose. O cronograma de segunda dose retorna na próxima segunda-feira (23/8). Também não haverá repescagem.
Gestantes
Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria Municipal da Saúde segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.
Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico.
Orientação para receber a vacina
Para receber a vacina, a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação.
Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).
Com a vacinação de faixas etárias mais jovens, a Secretaria Municipal da Saúde também aceita comprovante de residência no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação.
Já para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.
Quem pode receber a primeira dose neste sábado (21/8)
- Período da manhã: nascidos entre 1º de janeiro e 30 junho de 1997 e 1998 - Período da tarde: nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro de 1996, 1997 e 1998 - Gestantes puérperas (que tiveram bebês até 45 dias atrás), com 18 anos ou mais
Fonte: PMC
Comments