Cuidados com a Pele na Estação do Inverno
- Jornal do Juvevê
- 19 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

Na estação do Inverno a pele sofre muito com frio, vento forte, mudanças de temperatura, ar condicionado, etc..
A nossa pele é revestida por um filme, composto de sebo, suor e secreções naturais, os quais são responsáveis pela proteção das agressões externas e pela estabilidade, vivacidade e flexibilidade do órgão. Quando esse composto se desequilibra, a derme fica seca e desidratada.
Por isso, o ideal para manter esse filme protetor é evitar banhos quentes e demorados, utilizar sabonete líquido ou hidratante e aplicar, após o banho, creme hidratante próprio para o seu tipo de pele, além de tomar muita água e se alimentar de forma saudável.
Tanto a pele seca quanto a pele desidratada apresentam sintomas parecidos, como sensação de repuxamento, descamação, áreas esbranquiçadas, textura áspera, sensibilidade e rachaduras.
Como fica uma pele desidratada?
1 – Áspera
2 – Coçando
3 – Repuxada
4 – Inflamada
A pele desidratada, por estar seca, fica mais propensa a inflamação. Nesse caso, é recomendado procurar um médico.
5 – Sem luminosidade
A falta de água deixa a pele opaca, sem brilho e viço. Mesmo que você passe uma infinidade de cremes, a derme não volta com a luminosidade natural.
Vale ressaltar que a pele seca tem falta de óleo, já a desidratada tem carência de água. Contudo, os sintomas são bem parecidos. Para identificar, basta conhecer o seu tipo de pele.
Se ela for seca, o fator é imutável, ou seja, você já nasceu assim. Mas a desidratação é um estado que precisa ser revertido.
Motivos da desidratação da pele
Como vimos, a desidratação da pele nem sempre está relacionada à sua rotina de tratamento, mas, talvez, a alguma composição do produto, que precisa ser adequada para esses casos. Contudo as motivações, na maioria das vezes, são externas, como:
Vento forte;
Frio;
Ar seco;
Mudanças bruscas de temperatura;
Ar condicionado;
Fatores genéticos;
Falta de água - Para saber se você está ingerindo a quantidade adequada de água é o seguinte. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).
Benefícios de beber água
· Regular a temperatura corporal;
· Combater acne, estrias e celulite;
· Melhorar o funcionamento dos rins;
· Prevenir o aparecimento de cálculo renal;
· Facilitar a digestão;
· Melhorar o metabolismo;
· Diminuir o edema;
· Melhorar a circulação sanguínea;
· Auxiliar no emagrecimento
Outras causas também contribuem para a desidratação
· Poluição;
· Menopausa;
· Envelhecimento; (20% do envelhecimento é genético, o resto está sob nosso controle);
· Uso inadequado de produtos na pele;
Dicas de prevenção e tratamento
· Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
· Para peles oleosas, e acneícas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).s
· Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
· Hidrate e esfolie as extremidades com produtos específicos, dê preferência a dermocosméticos com Ômegas na fórmula. Os hidratantes ricos em Ômegas 3, 6, 7,9 são os mais indicados, visto que os ômegas normalizam as funções biológicas da pele, tais como nutrição, a manutenção da estrutura celular e a função da barreira da pele, melhorando assim a elasticidade dos tecidos.
· Alimentação balanceada, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o ressecamento da pele.
· Manter a ingestão de água é extremamente importante, um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.
Tratamento
No inverno, mesmo com sol, o nível de raios ultravioletas diminui, e junto com ele ficam menores as chances de manchas após procedimentos estéticos.
Essa estação é a melhor época para investir em procedimentos estéticos, como peelings químicos, ultrassom microfocado, luz pulsada e tratamentos feitos com lasers, como depilação e remoção de tatuagem e olheiras. Os consultórios e clínicas de estética indicam a Rádio Frequência e Infra Vermelho que são uma excelente opção de tratamento.
Aliado a tudo isso, não deixe, nunca de aplicar protetor com fator de proteção UVA e UVB próprio para o rosto, mesmo que o dia não esteja ensolarado. É interessante também apostar em um demaquilante sem álcool, para não piorar a falta de hidratação na pele. Água Micelar é uma excelente indicação, nutre a pele tem ação calmante e refrescante, evita o ressecamento e mantém a hidratação natural. Limpa tonifica e hidrata, pode ser usada para retirar a maquiagem e não contem álcool.
Lembre-se, a estação do inverno é breve, cuide do seu corpo, rosto e trate sua pele com carinho. O verão chega rápido e você precisa estar saudável e bonita.
Diva Bueno de Oliveira Tulio
Esteticista, Cosmetóloga e Professora de Estética
Acadêmica de Jornalismo
Commentaires