top of page

Como nasceu Curitiba

Foto gentilmente cedia pelo grupo do Facebook "Curityba de Ontem"

Festa na Praça Tiradentes, por ocasião da inauguração do primeiro monumento erigido em Curitiba. Aconteceu em 1904, com a estátua de Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro


“O território onde hoje é Curitiba, fazia parte do Império Espanhol de acordo com o Tratado de Tordesilhas.


Em 1648 Eleodoro Ebano Pereira percorreu o planalto e relatou aos seus superiores a exploração de ouro no Ribeiro das Pedras, nos campos de Curitiba. Em 1654 surgiu um pequeno povoado as margens do Rio Atuba, a Vilinha e foi erguida uma Capela em louvor a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.


O local era úmido e inadequado e os habitantes pediram ao cacique Tindiquera que indicasse um lugar melhor. O cacique percorreu alguns quilômetros e cravou uma lança, onde hoje é a Praça Tiradentes e teria dito “Core et Tuba” aqui muito pinhão.


Em 1668 o Capitão Mor Gabriel de Lara ergueu o pelourinho, já naquela época várias famílias vindas de São Paulo, aqui viviam.


Mateus Leme tornou-se o Capitão povoador, a população reclamava da falta de autoridade e Mateus Leme convocou os “Homens bons”, os homens bons significa os que tinham recursos. Em 29 de março de 1693 nascia a Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.


Em 1721, quando Rafael Pires Pardinho (Ouvidor Pardinho) visitou a Vila, ele rebatizou a com o nome de Vila de Curitiba, na época tinha 1400 habitantes.”


Texto de Renato Mocellin - Historiador

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page