Foto gentilmente cedia pelo grupo do Facebook "Curityba de Ontem"
Festa na Praça Tiradentes, por ocasião da inauguração do primeiro monumento erigido em Curitiba. Aconteceu em 1904, com a estátua de Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro
“O território onde hoje é Curitiba, fazia parte do Império Espanhol de acordo com o Tratado de Tordesilhas.
Em 1648 Eleodoro Ebano Pereira percorreu o planalto e relatou aos seus superiores a exploração de ouro no Ribeiro das Pedras, nos campos de Curitiba. Em 1654 surgiu um pequeno povoado as margens do Rio Atuba, a Vilinha e foi erguida uma Capela em louvor a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
O local era úmido e inadequado e os habitantes pediram ao cacique Tindiquera que indicasse um lugar melhor. O cacique percorreu alguns quilômetros e cravou uma lança, onde hoje é a Praça Tiradentes e teria dito “Core et Tuba” aqui muito pinhão.
Em 1668 o Capitão Mor Gabriel de Lara ergueu o pelourinho, já naquela época várias famílias vindas de São Paulo, aqui viviam.
Mateus Leme tornou-se o Capitão povoador, a população reclamava da falta de autoridade e Mateus Leme convocou os “Homens bons”, os homens bons significa os que tinham recursos. Em 29 de março de 1693 nascia a Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
Em 1721, quando Rafael Pires Pardinho (Ouvidor Pardinho) visitou a Vila, ele rebatizou a com o nome de Vila de Curitiba, na época tinha 1400 habitantes.”
Texto de Renato Mocellin - Historiador
Comments